Na noite desta terça-feira, 26, foi realizada a Cerimônia de Abertura da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que acontecem Florianópolis e seguem até o dia 3 de outubro. A competição reúne, em sua etapa estadual, 98 municípios e cerca de 4000 atletas de até 16 anos disputando as modalidades de: basquete, handebol, atletismo, vôlei, tênis de mesa, badminton, tênis de campo, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, natação, ginástica rítmica, vôlei de praia, futsal e ciclismo.
Joinville entrou em quadra em diversas disputas na terça e na quarta, colhendo bons resultados, com destaque para o futsal feminino que aplicou 11 a 0 sobre as anfitriãs e venceu Chapecó na segunda rodada por 1 a 0. No basquete feminino outra vitória sobre Rio do Sul por 41 a 32. Na estreia a equipe joinvilense havia vencido Mafra por 62 a 57.
No handebol feminino as joinvilenses venceram seus dois primeiros jogos por 26 a 17 contra Criciúma e 21 a 14 sobre Barra Velha. No tênis feminino outras duas vitórias nas duas primeiras participações aplicando 2 sets a 1 sobre Morro da Fumaça e 2 sets a 0 sobre Florianópolis, além de uma vitória no masculino por 2 sets a 0 sobre Criciúma. No tênis de mesa, os representantes joinvilenses têm uma vitória e uma derrota e no vôlei de praia feminino a dupla da cidade perdeu suas duas disputas até o momento.
Bons resultados na Ginástica Rítmica
Com 98 atletas de 15 municípios, as disputas da Ginástica Rítmica foram realizadas na última semana encerrando no dia 21. A equipe joinvilense se sagrou campeã no individual por equipe e ficou com o vice-campeonato no conjunto representado por Eduarda Menestrina, Isabela Almeida, Helena Decker, Clara Hager, Sara Fidêncio, Sophia Maia e Maria Helena.
Além das duas conquistas, Joinville ainda ficou com o vice-campeonato no trio com Maria Helena, Ana Júlia e Letícia Amorim. Nos aparelhos, Isabela de Souza conquistou o terceiro lugar no individual geral e Helena Decker foi vice-campeã no aparelho bola. A equipe ainda ficou em segundo lugar no ranking geral.
Texto: Jota Amaral