Contratadas pelo Flamengo no fim do ano passado, as joinvilenses Helena Wenk, 15 anos, e Heloíse Soares, 16, vão disputar a Superliga B feminina 2021, que começa nesta segunda-feira. Ambas atuam no time de base do rubro-negro e estarão pela primeira vez na segunda divisão do principal campeonato de vôlei do país.
Helena e Heloíse são reveladas pela Associação Vôlei de Joinville (Avojoi), onde conquistaram títulos e ganharam projeção no cenário estadual e nacional. As boas atuação renderam inclusive a ‘amarelinha’. Desde o início de 2020, as duas vêm sendo frequentemente convocadas para treinamentos com a seleção brasileira sub-18.
A mais recente conquista da dupla foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em março do ano passado, de forma invicta.
Ver essa foto no Instagram
Vista como uma das grandes promessas do voleibol rubro-negro, Helena Wenk já foi, inclusive, personagem em um episódio do quadro Joias da Base, da TV FLA, canal oficial do clube.
Em entrevista exclusiva ao EJ, a ponteira de 1,97m de altura disse ter grandes expectativas com a camisa rubro-negra.
– Vou treinar e me dedicar muito para representar esse grande time. O projeto do Flamengo é muito robusto, com participação em vários campeonatos estaduais e nacionais. Meu objetivo é evoluir, crescer profissionalmente, almejando sempre a Seleção Brasileira. Estou muito feliz em jogar em um clube dessa grandeza. O foco agora é dar o meu melhor durante todo o tempo que eu estiver aqui.
O Flamengo disputa hoje as duas principais divisões da Superliga feminina. O clube retornou à Série A na temporada passada em parceria com o projeto Sesc RJ, do técnico multicampeão Bernardinho. Com isso, o clube atua na divisão de acesso com jogadoras da base. Assim, dá mais experiência e fortalece a revelação de atletas.
Texto: Thiago Borges