Connect with us

Sesporte

Jogos Escolares de Joinville envolvem mais de cinco mil estudantes

Estudantes de 65 escolas públicas e particulares de Joinville se mobilizam para a disputa da fase final dos Jogos Escolares 2018, em partidas individuais e coletivas que envolvem mais de 5 mil estudantes nesta competição, iniciada em junho com as fases regionais.

A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira (31) no ginásio Abel Schulz às 19 horas com desfile das delegações e apresentações culturais. As disputas começam na terça-feira (4/09) no ginásio Abel Schulz, Arena e Centreventos Cau Hansen, culminando com as finais das modalidades coletivas no dia 22 de setembro. O evento é organizado pela Prefeitura de Joinville, com a participação da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação.

A novidade deste ano é a inclusão da categoria de 8 a 10 anos, que teve como evento-piloto a disputa da modalidade de Queimada na fase classificatória. Nas demais categorias serão disputadas as modalidades de outras edições e mais duas novidades: o basquete 3 x 3 e a luta do taekwondo.

Os mais de 5 mil inscritos disputam as modalidades de futebol, futsal, basquete, basquete 3 x 3, vôlei, vôlei de praia, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, natação, xadrez, queimada, atletismo, ginástica artística e ginástica rítmica.

Realizados pelas Secretarias de Esportes e Educação, os Jogos Escolares promove disputas esportivas com estudantes em quatro categorias de idade: 8 a 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos e 15 e 16 anos. Segundo o coordenador de Eventos da Sesporte, Jean Kupicki, a competição segue premissas esportivas e pedagógicas, tendo no professor de Educação Física seu principal alicerce: “Ele é o líder na formação das equipes e na mobilização das escolas para que os jogos ocorram com efetividade e eficiência”, destaca Kupicki.

Categorias:

  • 8 a 10 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010)
  • 11 e 12 anos (nascidos em 2006 e 2007)
  • 13 e 14 anos (nascidos em 2004 e 2005)
  • 15 e 16 anos (nascidos em 2002 e 2003)

Novas Modalidades

  • Basquete 3 x 3, Taekwondo e Queimada (só para a categoria de 8 a 10 anos)
  • Demais modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

 O calendário

  • Março – Início das Inscrições para os Jogos Escolares de Joinville
  • Junho – Jogos regionalizados nas modalidades coletivas com mais de 10 escolas inscritas por categoria
  • 31 de Agosto – Abertura da Fase Final
  • 4 a 22 de Setembro – Jogos da Fase Final
  • 22 de Setembro – Finais das modalidades coletivas

Foto: SECOM/ Joinville.sc.gov.br

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Mais em Sesporte