Connect with us

JEC

JEC se pronuncia sobre suposta irregularidade com jogadores do Hercílio Luz no Estadual

Foto: Gustavo Mejía/JEC

Em nota publicada na manhã desta quarta-feira, o JEC se pronunciou sobre a suposta irregularidade envolvendo jogadores do Hercílio Luz no Campeonato Catarinense. O Tricolor informa que consultou o seu departamento jurídico, que constatou a existência de irregularidades.

– A responsabilidade pela inclusão de atletas sem condição de jogo nas partidas é exclusivamente do clube. A infração não ocorreu a partir de eventual mudança do status dos contratos no sistema, mas da inclusão dos atletas para jogar em cada uma das sete (7) partidas, sem o preenchimento desse requisito essencial.

O Joinville diz ainda que espera que a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, já ciente dos fatos, apresente denúncia contra o Leão do Sul. E pede a imediata paralisação do Estadual, que está na semana das quartas de final.

– O descumprimento do Regulamento afetou diretamente todos os resultados da competição, gerando vantagem indevida e prejudicando todos os participantes do torneio. Tendo em vista que a Procuradoria de Justiça Desportiva já têm plena ciência das infrações ocorridas, o Joinville Esporte Clube aguarda que seja promovida Denúncia contra o Hercílio Luz Futebol Clube junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), por diversas infrações ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com a imediata paralisação da competição, a fim de evitar novos prejuízos aos envolvidos – finalizou.

Caso o Hercílio Luz seja julgado e punido, pode perder até 42 pontos no Catarinense, indo da liderança para a zona de rebaixamento do campeonato. Dois times se beneficiariam com o caso: o JEC, que assumiria a última vaga nas quartas de final e, consequentemente, estaria classificado para a Série D de 2024, e o Camboriú, que escaparia da queda, decretada no último fim de semana.

Além da nota, a diretoria do Joinville convocou uma coletiva de imprensa para as 14h30 desta quarta-feira, na Arena. O Esporte Joinville vai transmitir ao vivo, pelo Youtube.

Leia a nota oficial divulgada pelo JEC na íntegra:

O Joinville Esporte Clube vem a público informar que, ao tomar conhecimento da suposta irregularidade de cinco (5) atletas do Hercílio Luz Futebol Clube, utilizados em diversas partidas do Campeonato Catarinense de 2023, teve o caso analisado pelo seu Departamento Jurídico, que constatou a efetiva existência das irregularidades.

A partir da migração do Hercílio Luz Futebol Clube para a modalidade SAF (Sociedade Anônima do Futebol), em fevereiro último, os contratos de alguns atletas ficaram inativos no sistema da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), retirando-lhes da condição de jogo. Uma das exigências para a condição de jogo de atletas é que seus nomes estejam publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até um dia útil antes de cada partida, conforme o artigo 22 §5º, §6º, §8º, I e §9º e o artigo 30 do Regulamento Geral das Competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

A responsabilidade pela inclusão de atletas sem condição de jogo nas partidas é exclusivamente do clube. A infração não ocorreu a partir de eventual mudança do status dos contratos no sistema, mas da inclusão dos atletas para jogar em cada uma das sete (7) partidas, sem o preenchimento desse requisito essencial.

Portanto, o descumprimento do Regulamento afetou diretamente todos os resultados da competição, gerando vantagem indevida e prejudicando todos os participantes do torneio. Tendo em vista que a Procuradoria de Justiça Desportiva já têm plena ciência das infrações ocorridas, o Joinville Esporte Clube aguarda que seja promovida Denúncia contra o Hercílio Luz Futebol Clube junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), por diversas infrações ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com a imediata paralisação da competição, a fim de evitar novos prejuízos aos envolvidos.

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC