Connect with us

JEC

JEC promove mudança nas categorias de base

Foto: Thiago Borges/JEC

O Joinville Esporte Clube anunciou no começo da tarde de hoje (3) mudanças nas categorias de base. Se trata da chegada de Lucas Muller para ser supervisor dá área, integrando a equipe do Centro de Formação do JEC juntamente com Nardela e os demais profissionais da base. Com a mudança Tiago Borges migra para o futebol profissional do tricolor.

Com 34 anos, o novo supervisor da base tem uma carreira sólida no vôlei. Seu último trabalho, por sinal, foi na modalidade, atuando como preparador físico e auxiliar técnico do Lille, da França. Além do clube francês, Lucas tem passagens pelo extinto Cimed, de Florianópolis, Vôlei Renata, Ribeirão Preto e Montes Claros.

Além dos clubes, o supervisor ainda acumula passagens pelas seleções brasileiras Sub-21, Sub-23 e profissional. Entre as funções de chefe de delegação e preparador físico do Brasil, participou de dois ciclos olímpicos e de várias conquistas pela base: bicampeão sul-americano Sub-20 (2014 e 2018), campeão sul-americano Sub-23 (2016), campeão sul-americano Sub-22 (2014), campeão pan-americano Sub-21 (2015) e medalhista de bronze no Mundial Sub-21 (2019—Bahrein).

O foco principal de Lucas na base do JEC serão os processos administrativos. Ele sabe bem a importância da formação de atletas e o que isso representa – ou pode representar – para o presente e futuro do clube. “As categorias de base são o maior ativo do clube. Elas têm que ser olhadas com muito carinho, muita responsabilidade e, principalmente, muito profissionalismo. É essa essência que eu quero trazer aqui pro JEC”, avaliou Lucas.

Lucas vê a transição das quadras para o gramado com naturalidade. (Foto: Thiago Borges/JEC)

A transição para o futebol

Desde que retornou da França, Lucas vem realizando a transição do vôlei para o futebol. O profissional entende que as funções que ele desempenhava tem muita proximidade. “A atuação ela é comum ao voleibol. Muitas das coisas que eu fazia, principalmente na seleção brasileira como chefe de delegação, eu desempenho aqui no Joinville. A relação entre comissão técnica e jogadores, com a diretoria, as questões de logística, competição, documentação, do bem estar da equipe nas viagens eu já fazia no voleibol, só que agora o que muda é o linguajar, que passa a ser o do futebol. Mas as tarefas do dia são bem parecidas”, explica.

“O futebol, hoje, é um esporte que dá mais oportunidade em relação a quantidade de equipes para trabalhar. As remunerações são melhores do que no voleibol. Os projetos são mais duradouros e, principalmente, o que me fez migrar do vôlei para o futebol foi essa tendência de profissionalização dos clubes, que sempre foi muito amadora, e eu tento trazer um pouco dessa expertise, desse case de sucesso do voleibol para dentro do futebol”, comenta Lucas.

Lucas ainda relembra alguns personagens do voleibol que fizeram esse caminho de transição das quadras para os gramados. “Dá para gente citar o Bebeto de Freitas, como principal. Tem o Felipe Ximenes que também veio do vôlei, O Brunoro que também começou no voleibol. Então temos muitos exemplos a serem seguidos”, registra.

As referências

O Esporte Joinville falou com Marcos Pacheco, técnico sete vezes campeão da Superliga de Vôlei, com quem Lucas trabalhou na temporada 2017/18 no Vôlei Ribeirão, de Riberão Preto (SP). Pacheco considera o novo supervisor da base do JEC um grande profissional. “É uma pena que ele saído do vôlei ou optado por outro caminho. O voleibol, certamente, perde um grande profissional. Em contrapartida, o futebol ganha esse profissional. Um profissional extremamente compenetrado, comprometido com os projetos. Ele foi importantíssimo no processo em Ribeirão Preto quando nós tínhamos a missão de levar a equipe para a Superliga A”, comentou Pacheco que emendou sobre a chegada de Lucas ao JEC. “É uma pena para o voleibol e uma sorte para o futebol”, concluiu o treinador.

Quem é Lucas Muller?

Natural de Curitiba (PR), Lucas é formado em Educação Física e Gestão Esportiva pela Universidade de Santa Catarina (Unisul), onde deu um de seus primeiros passos na área, aplicando treino de vôlei aos acadêmicos, avaliação de desempenho e elaboração de relatórios. O suspervisor também é Pós-Graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela Estácio de Sá, de São Paulo (SP). Atualmente, cursa o Programa de Formação de Executivos de Futebol da CBF Academy junto com outro profissional do clube, Tiago Borges.

Texto: Jota Amaral
*Com informações da Assessoria de Comunicação do JEC.

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC


    Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402