Na noite desta segunda-feira (4) o Atlântico garantiu vaga na final da Liga Nacional de Futsal (LNF) ao vencer o Cascaval e agora vai encarar o JEC/Krona na decisão no próximo dia 17 de dezembro, às 10 horas, em Toledo (PR). O duelo colocará frente a frente os gaúchos com o melhor ataque da competição o Tricolor com a melhor defesa.
Com a terceira melhor campanha entre todos os times da Liga na primeira fase, o Joinville sofreu 48 gols nos 29 jogos que disputou. Do outro lado, o Atlântico, primeiro na fase classificatória, tem impressionantes 142 gols marcados nos mesmos 29 jogos. Boa parte desses gols saíram dos pés da dupla Richard e Willian Bolt, que somados anotaram 55 gols, 30 de Richard e 25 de Bolt, os dois principais artilheiros da Liga em 2023.
Mas o confronto vai além dos números de ataque e defesa e neste ano tem vantagem para a equipe do técnico Cassiano Klein. Em duas partidas disputadas, o Joinville levou a melhor em uma delas na final da Supercopa Gramado, vencendo por 4 a 2, e empatou a outra na primeira fase da LNF, antes da viagem para a Libertadores. Jogo, inclusive, que marcou a lesão do ala Xuxa.
Desafios antes da final
As duas equipes têm compromissos importantes antes da final da Liga Nacional. No Rio Grande do Sul, o Galo enfrenta a Sercesa no próximo dia 7 pelo segundo jogo da Copa RS. Na primeira partida tudo igual, empate em 2 a 2.
Em solo catarinense, o Tricolor tem dois jogos pela Série Ouro do Estadual. Na decisão, o JEC encara o clássico contra o Jaraguá, com o primeiro jogo nesta quarta-feira (6), às 19h30, na Arena Jaraguá, e a volta no domingo (10), às 18 horas, no Centreventos Cau Hansen. As duas partidas do Catarinense terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Catarinense de Futsal (FCFS) e BandSports.
Texto: Jota Amaral