A aposta do Joinville Esporte Clube para a disputa da Copa Santa Catarina será na juventude. Incluindo os reforços que chegaram, a média de idade do elenco que se prepara para a competição está na casa dos 23 anos.
Dentro de campo, o xerifão da zaga e capitão da equipe no Catarinense deste ano, Carlos Alexandre, de 30 anos, tem a missão de trazer a experiência necessária. Ele divide a função com o meia Lucas de Sá, de 28 anos, que conhece bem o ambiente no JEC e sabe o peso de vestir o preto, o branco e o vermelho. Eles terão a companhia de atletas da casa, seis reforços – um novo meio campista ainda deve chegar – e outros seis Crias do Morro, que sobem do Sub-20 para atuar no time principal.
O clube não confirma, mas antes da estreia contra o Concórdia no dia 8 de setembro, outro reforço deve ser oficializado. Segundo o perfil Arena da Tropa (89FM), o meio-campista Gabriel Chagas, 23 anos, formado na base do Atlético Mineiro e com passagens no futebol paulista e português, deve ser anunciado pelo clube após a realização de exames médicos.
Dono da prancheta
Fora das quatro linhas, o clube colocou as suas fichas em Ney Franco. O treinador de 58 anos tem vasto currículos nas principais séries do Campeonato Brasileiro, tendo comandado clubes como Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro.
Porém, trabalhar com atletas mais jovens não é problema para o atual técnico Tricolor. Em 2011, quando era técnico da Seleção Brasileira Sub-20 campeã mundial da categoria naquele ano, Ney trabalhou com jogadores que hoje são referência no futebol. Atletas como Danilo (Juventus-ITA), Casemiro (Manchester United-ING), Willian José (Spartk Moscou-RUS) e Philipe Coutinho (Vasco da Gama) estiveram sob a batuta do treinador.
Objetivos
Uma fonte ligada ao clube afirma que a possibilidade de conquistar a vaga para a Copa do Brasil existe, garantida ao campeão da Copa Santa Catarina. O objetivo inicial, no entanto, é estar entre os quatro primeiros colocados da competição. Na jornada que o clube pretende percorrer nos próximos 18 meses, o segundo passo seria iniciar a formação do grupo que irá disputar o Estadual e Série D de 2025. Para os dois campeonatos as metas são mais ousadas, o que inclui o acesso para a Série C.
Na Copa Santa Catarina, o Tricolor terá outros sete adversários: Barra, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Marcílio Dias e Nação. As equipe se enfrentam em turno único e os quatro melhores fazem as semifinais em jogos de ida e volta. As finais, previstas para novembro, também ocorrem no sistema mata-mata.
Confira o atual elenco do JEC para a Copa Santa Catarina:
Goleiros: Pedro Henrique, Rodrigo Bazílio, João Borges (Sub-20)
Laterais: Lucas Sena, Rhuan Rodrigues, Danilo Matielo, Luan (Sub-20)
Zagueiros: Carlos Alexandre, Vitão, Zé Gabriel e Nuno
Volantes: Yalle, Alysson (Sub-20) e Erick Crispim (Sub-20)
Meio-campistas: Lucas de Sá e Marco Antônio, Gabriel Chagas (não anunciado)
Atacantes: Andriw, Porto, Matheus Pichú (Sub-20), Kennedy (Sub-20)
Por Jota Amaral.