O futebol sul-americano é inspiração para muitos clubes amadores espalhados por todo o país. Em Joinville não é diferente. O Club Atletico Independiente, da Argentina, conhecido como apenas como Independiente, foi a inspiração para alguns jogadores do Costa e Silva criarem o Independente Del Costa, ou simplesmente IDC.
A paixão acaba sendo o motor para manter clubes amadores. O caso do Independente Del Costa não é diferente. O clube nasceu no ano de 2020, tendo o mando de campo pela zona norte da cidade, e nos dias atuais jogando em vários bairros da cidade. A ideia cresceu e o que antes era um time de futebol de campo tem hoje equipes autônomas de futsal e também de Futebol 7.
Com mais de 4500 seguidores na sua página do Facebook – a equipe só perde para os clubes profissionais da cidade, JEC, Nação e Fluminense – a equipe viveu um fato incomum para o mundo da bola no amador. Dois de seus atletas completaram 50 jogos com a camisa do clube.
O atacatante Maruan Lima e o meio-campo Jhonatan William Perialde, o Jhow, chegaram a esta marca em 2023. O primeiro foi Jhow, que alcançou as 50 partidas em fevereiro e, recentemente, Maruan também bateu a marca. Os dois são pioneiros no time. Os dois vestem a camisa e se destacam a cada partida, fazendo história com o nome do Independente Del Costa e pretendem fazer isso por algum tempo.
– Só tenho a agradecer essa família pela oportunidade de jogar nesse grande clube e adquirir novas experiências que venham muito mais jogos com essa camisa. – comentou Jhow.
O próximo jogo do IDC acontece neste domingo, 7, às 14h, no Campo do Força Jovem. A equipe disputa a 8ª Copa da Amizade de futebol amador.
Texto: Jota Amaral