Os jogos da final do 45º Copão Kurt Meinert Masculino foram realizados no domingo (3/11), na Arena Joinville. Mesmo com chuva, a torcida compareceu para a grande final de das maiores e mais tradicionais competições do futebol amador de Santa Catarina. A realização é da Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville.
A grande final começou perto das 10h, com a partida entre Arena Tomasi , com sede no Aventureiro, contra o Sem Migué F.C., com sede na Estrada Anaburgo, no Vila Nova. A partida foi disputada, mas quem levou a melhor foi o time Arena Tomasi que fez 3 a 0 em cima do rival.
– Estamos muito felizes. É um time com amigos de infância. Montamos o time para ser campeão. É um campeonato muito difícil de ganhar porque tem muita equipe qualificada – disse o técnico do time Arena Tomasi, Geovane César Gonçalves.
Antes da partida final, teve o jogo para decidir o terceiro e quarto lugares do torneio. O ABC E.C. ficou em terceiro e o Primos Futebol em quarto, com placar de 3 a 2. Após os jogos foi a vez de premiar a equipe mais disciplinada, com menos cartões, a Arena Tomasi. O artilheiro da competição foi o jogador Denilson, do Sem Migué. E a defesa menos vazada do campeonato, com 8 gols sofridos, foi a do Primos.
Este ano, o Copão Kurt Meinert teve a participação de 54 equipes e mais de 1,3 mil atletas. Os jogos começaram em junho, na primeira e segunda fases com chaves de grupos e a terceira eliminatória. Foram 148 jogos em diferentes campos da cidade.
De acordo com o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, o futebol é uma das quase 60 modalidades oferecidas pela Prefeitura de Joinville e o Copão Kurt Meinert representa um dos principais espaços para a prática do futebol amador.
– Foram meses de muita emoção, muitos jogadores novos, alguns retornando, foi uma edição de restauração do que é o Copão. Para o ano que vem queremos trazer mais jogadores e que o cidadão joinvilense possa continuar se divertindo com o futebol amador – afirmou o secretário.
Homenagem
O 45º Copão Kurt Meinert Masculino homenageou o jornalista Roberto Dias Borba, profissional reconhecido no meio esportivo de Joinville com quase 50 anos de profissão. Ele acompanhou o evento desde a sua terceira edição.
– O Copão reúne equipes dos bairros, amigos, como se diz, é o futebol raiz. É a essência do futebol, porque se pratica sem objetivos econômicos, aqui é realmente o início de tudo. Muitos encontraram no futebol varzeano a maneira de encontrar os amigos – avalia Borba.
Roberto Dias Borba estreou no jornalismo no extinto Jornal de Joinville, trabalhou 25 anos no jornal A Notícia e foi colunista do caderno regional DC Norte, do Diário Catarinense. No início dos anos de 1990, ingressou também no jornalismo corporativo.
No rádio, atuou nas emissoras Difusora AM 1480 e na AM 1590 à época em que usava a bandeira da Rádio Globo. Já na televisão, comentou jogos de futebol na RBS TV entre os anos de 1995 e 1996 e, também, na TV da Cidade, em canal fechado.
Roberto Dias Borba é casado com Vilma Ramos Borba. É pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens, e avô de quatro netos, Henrique, Joaquim, Guilherme e João.
– Sempre fui atrás da notícia, nunca foi motivo de ser a notícia, mas ser homenageado no Copão é um reconhecimento por tudo o que fiz e me dediquei – afirma.