A bola laranja amanheceu sem cor nesta terça-feira (15). Aos 56 anos, Dóris Moraes Castro, uma das pessoas mais conhecidas e comprometidas com o basquete de Joinville e Santa Catarina, morreu nesta madrugada, vítima de câncer. Dóris era Coordenadora de Arbitragem da Federação Catarinense de Basketball, presidente de Liga Norte de Basketball e dedicou a vida ao esporte, com inúmeras participações em campeonatos nacionais e internacionais.
Dóris Castro lutava durante quatro anos contra um câncer e não resistiu à doença. Apesar de conhecida por toda a comunidade do basquete catarinense, sua formação como atleta iniciou nas piscinas, incluindo participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Depois que migou para as quadras, atuou pela Sociedade Palmeiras e Sociedade Ginástica, ambas em Joinville. Como oficial de mesa, começou nos JASC de 1985 e contava com orgulho que deu suporte à arbitragem nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Dóris fazia parte do hall da fama do Basquete Catarinense, e uma semana atrás foi homenageada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que a presenteou com uma réplica do anel de campeão brasileiro (foto da capa), o mesmo entregue no fim de maio ao Stock Med/União Corinthians.
O velório de Dóris ocorre nesta terça, das 10h30 às 16h30, no ginásio de esportes da Sociedade Ginástica de Joinville, seguido do sepultamento, no Cemitério Municipal.
Texto: Thiago Borges