No último final de semana as equipes de basquete Joinville estrearam nas competições estaduais promovidas pela Federação Catarinense de Basquete (FCB). Em quadra pelas categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-22 a cidade foi representada pelo Basquete Joinville nas disputas do masculino e pelo Basquete Feminino Joinville, no feminino.
Em Joaçaba, o Basquete Joinville realizou duas partidas no sábado, 15, uma em cada categorias e ambas contra a ABLUJHE, que é formada pelos municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval D’Oeste. Pelo Sub-19, o time joinvilense venceu por 73 a 52 e no jogo do Sub-22 a equipe contabilizou uma derrota por 73 a 63.
No domingo, em Concórdia, os garotos do Basquete Joinville enfrentaram a equipe da cidade, a ACOB, e fecharam o final de semana com uma vitória no Sub-19 por 61 a 41 e uma derrota no Sub-22 por 64 a 61. O Sub-19 lidera a competição com 4 pontos em dois jogos, já o Sub-22 aparece em terceiro, sem nenhum ponto marcado.
Disputas do Feminino
As equipes do Basquete Feminino Joinville estrearam em casa, no Ginásio da Sociedade Ginástica, na sexta-feira, 14, pelo Sub-17 contra a ADEPI, de Balneário Piçarras, e conseguiu uma vitória por 66 a 37. No domingo, 16, as meninas fizeram mais dois jogos, com nova vitória do Sub-17 por 77 a 22 contra a AGFEB, de São José. No Sub-22, em novo confronto contra São José, outra vitória por 66 a 54.
No Sub-22, as meninas aparecem na segunda colocação, com dois pontos em um jogo atrás de Blumenau pelo saldo de pontos, 14 contra 12. No Sub-17, a liderança é de Joinville, com quatro pontos em dois jogos e um saldo positivo de 84 pontos.
Próximos jogos
O Basquete Joinville tem novo desafio para os garotos do Sub-22 no próximo dia 20, em Florianópolis, contra a eqeuipe do Avaí. No feminino, o Basquete Feminino Joinville volta à quadra pelo Sub-19 no dia 21, em Jaraguá do Sul, contra a AJAB Jaraguá do Sul.
Calendário 2023
Segundo o Coordenador do Departamento Técnico da FCB, Luiz Gastão Neves Dubois, a federação precisou driblar diversos desafios para organizar, principalmente por conta do retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais pela CBB e a inserção de times catarinenses nos CBCs.
– Enxugamos algumas Copas e Taças, pois avaliamos que algumas equipes já estavam no seu limite em relação a viagens e jogos, e, a princípio, realizaremos somente na categoria adulto como ocorria anteriormente. Nosso maior desafio é cumprir exatamente o que foi planejado e programado para que não ocorra atropelo no segundo semestre – disse Dubois.
No ano passado a entidade organizou mais de 1,4 mil partidas em aproximadamente 40 competições, na primeira temporada pós-pandemia. Em 2023, as competições da FCB irão envolver 37 clubes, 7 ligas regionais, 150 oficiais de arbitragem e 3 mil atletas.
Texto: Jota Amaral