Após confirmar a participação no Campeonato Catarinense da Série C 2023, o Fluminense de Joinville realizou dois jogos no final de semana. No sábado, 3, a equipe enfrentou o Sub-17 do Joinville Esporte Clube e no domingo, 4, encarou o profissional do Juventos de Jaraguá.
Segundo o diretor de futebol do clube, Anelísio Machado, as partidas serviram para avaliar o comportamento dos jovens atletas que tiveram um bom desempenho, na avaliação dele. O projeto do Fluminense é subir para a Série B do estadual de 2024 e a equipe deverá contar com jovens atletas da região de Joinville.
– Estamos com um projeto de garotos. Nosso Sub-20 começa dia 9 já. Nesse Sub-20, nosso objetivo é dar oportunidades, então já estamos aproveitando garotos do Sub-18. Temos seis ou oito atletas que disputam o Citadino Sub-18 que serão aproveitados no Sub-20 e depois queremos aproveitar seis ou oito atletas do Sub-20 no profissional – comentou Anelísio.
Serão oito equipes na disputa por duas vagas na Série B do Catarinense de 2024. Além do Flu de Joinville, confirmaram a participação da edição 2023 as seguintes equipes: Blumenau, Imbituba, Jaraguá, Pedra Branca, Porto, Próspera e Tubarão. Até lá, o Flu irá observar os atletas com potencial para disputar a competição estadual.
– O profissional começa em setembro, então temos um tempo bom para observar, e a nossa prioridade é valorizar atletas da região. De Joinville, Araquari, São Francisco, Barra Velha, de toda essa região que tiverem interesse em conhecer e participar, sempre damos oportunidade para nossa região. Vamos montar um time competitivo. Sabemos que os adversários sempre montam equipes competitivos, então é ir para a batalha. Ano passado ficamos em terceiro, não subimos por um detalhe, mas estamos na luta – completou o diretor.
A Série C 2023 será disputada em turno único, com os oito clubes jogando entre si. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, em cruzamento olímpico, com partidas de ida e volta. A decisão, prevista para acontecer em novembro, também será realizada em dois jogos. Os dois finalistas asseguram vaga para a Série B em 2024.
Texto: Jota Amaral