Connect with us

Paradesporto

Edenilson Floriani entra na lista de convocados para o Parapan de Santiago, no Chile

Foto: CPB/Divulgação

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira, 3, os nomes de 108 atletas, 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros de cinco modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão de 17 a 26 de novembro. Entre os convocados no atletismo está o joinvilense Edenilson Floriani, representando o Cepe/Sesporte.

Líder do Ranking das Américas no lançamento do dardo e no arremesso de peso, Edenilson aguardava ansioso a convocação após a conquista da medalha de bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico disputado França.

“Estávamos ansiosos e esperançosos por essa convocação e Graças a Deus ela veio, agora nessa reta final é focar e trabalhar muito mais para representar bem o meu clube e o nosso País” – comentou Edenilson.

Representação histórica para o Brasil

Dividida em três etapas, a convocação da Seleção Brasileira que irá aos Jogos Parapan-Americanos de Santiago será a maior da história. Na semana anterior, o CPB já havia divulgado uma lista com 169 atletas de 15 modalidades. Com isso, até o momento, já foram convocados 277 atletas de 15 modalidades para a competição. Nesta terça, além do atletismo, foram convocados os atletas do basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos e tênis em cadeira de rodas.

“Essa será a maior delegação paralímpica brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Só temos a agradecer a todas as confederações, clubes, treinadores, equipes multidisciplinares e atletas pela dedicação e árduo trabalho desenvolvido ao longo dessa jornada. Nossos atletas estão chegando muito bem preparados aos Jogos e tenho certeza que irão trazer muitas medalhas para o Brasil”, afirmou Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB.

Com o maior número de atletas na convocação, 60 ao todo, o atletismo 35 homens e 25 mulheres, além de nove atletas-guia. Entre os convocados estão campeões paralímpicos e mundiais como os lançadores Alessandro Silva e Beth Gomes, o velocista Petrúcio Ferreira e o fundista Yeltsin Jacques.

No Parapan de Lima, no Peru, disputado em 2019, o atletismo brasileiro foi uma das modalidades mais vencedoras. No total, os atletas do país conquistaram 82 pódios em provas de pista e campo, sendo 33 ouros, 26 pratas e 23 bronzes.

Texto: Jota Amaral
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Paradesporto