Com todos os 64 clubes confirmados para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2025, o Joinville Esporte Clube (JEC) começa a traçar o caminho de retorno à competição nacional e já vislumbra os possíveis adversários que enfrentará na primeira fase. Embora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não tenha oficializado o chaveamento, a distribuição dos grupos na Série D historicamente se baseia em critérios regionais para otimizar a logística dos jogos de ida e volta da fase de grupos.
No atual formato da Série D, a mesma fórmula utilizada na última edição que o clube participou em 2021, os clubes são divididos em oito chaves de oito times cada, baseadas em proximidade geográfica. Assim, o JEC deve integrar a tradicional chave A8, junto com os clubes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Nessa configuração, o Joinville deve enfrentar clubes catarinenses como o Barra e o Marcílio Dias, além das equipes gaúchas Brasil de Pelotas, Guarany de Bagé, São José e São Luiz. A oitava vaga do grupo deve ser preenchida por uma equipe do Paraná, entre Azuriz, Cianorte e FC Cascavel, que também garantiram presença no torneio.
Na fase inicial, os times se enfrentam em turno e returno, e apenas os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte. Com 32 times classificados, o torneio adota então o formato de mata-mata, com partidas eliminatórias de ida e volta, desde os dezesseis avos de final até a grande decisão. O objetivo final, além do título, é o acesso à Série C, que será garantido às quatro melhores equipes da Série D de 2025.
Preparação
Com contrato até o final da Série D, Hemerson Maria é a aposta da diretoria do Tricolor para comandar a equipe em 2025. A pré-temporada, por sinal, inicia na próxima terça-feira (12) e a expectativa é de time com uma postura diferente, após o discurso do treinador na apresentação oficial.
– “Temos que escrever outra história. (…) Quando o Joinville vencia, a cidade amanhecia diferente. A gente está buscando recuperar essa autoestima do torcedor” – revelou o treinador, que pretende resgatar o clima da sua primeira passagem.
Em campo, as especulações dão conta de algumas negociações. Entre as prováveis saídas está a do volante Silas, que disputou a Copa Santa Catarina. Segundo publicado pelo jornal OMunicípio de Joinville esta semana, o volante Naldo, de 34 anos e campeão brasileiro da Série B ao lado de Hemerson Maria pode reaparecer no elenco. O portal também cravou a chegada do volante Vinícius Paulista, de 28 anos, que estava no Ferroviário (CE) na disputa da Série C.
O clube ainda não confirma quem fica e quem chega oficialmente. No entanto, alguns jogadores tinham contrato apenas até o final da Copa Santa Catarina: Rodrigo Bazilio, Rhuan Rodrigues, Nuno, Bruninho e Andriw. Entre os que tinham contrato até o final do Catarinense de 2025 estão Ernandes, Silas – apesar da possível saída, Breno Santos e Júlio César.
Outros atletas têm situação contratual definida até o final de 2025: Breno Sossai, Zé Gabriel, Carlos Alexandre, Gabriel Chagas, Lucas de Sá, João Felipe (empresatado) e Lucão. Já Lucas Sena tem contrato até o final de 2026.
Da redação.