A próxima reunião do Conselho Deliberativo do Joinville Esporte Clube irá discutir a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A convocação para reunião extraordinária foi feita nesta quarta-feira (16) para a reunião no próximo dia 28 de outubro, no Hall de entrada da Arena Joinville. Os estudos que avaliam a viabilidade de um novo modelo administrativo para o clube iniciaram em 2021, mas com o início do processo de recuperação judicial as discussões não avançaram.
Na última semana, o ex-presidente e atual conselheiro do clube, Charles Fischer, propôs ao presidente do Conselho que a discussão fosse retomada. Em documento, Fischer afirmou que a intenção é atrair novos investimentos e promover o retorno do JEC às principais divisões do futebol brasileiro. Em sua proposta, o conselheiro destacou que a intenção é contribuir com soluções inovadoras para superar os desafios.
Por ser assunto de interesse do clube, segundo o entendimento tanto do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Poleza, como do presidente da Diretoria Executiva, Darthanhan Oliveira, a discussão ressurge, em outro momento do Tricolor.
– Agora o Joinville tem previsibilidade, algo que um ano atrás não tinha. A gente tem calendário, novamente, tem previsibilidade de gestão, uma gestão de quatro anos, então isso atrai conversa com investidores. E temos recorrência em recuperação judicial, já 16 parcelas sendo pagas, então é um cenário diferente para a gente voltar a debater – afirmou Darthanhan sobre o tema na última semana.
Primeiras conversas não avançaram
No final de 2023, o clube recuou de uma possível venda para Win The Game, em negociações que iniciaram ainda na gestão anterior. Logo no começo da gestão de Darthanhan foram realizadas conversas com a Pluri para realizar um trabalho de valuation e captação de investidores. Ambas as conversas não avançaram. “Vender o JEC agora é covardia, é se desfazer do problema”, disse o mandatário do clube na época.
Sem se colocar contra a SAF, a avaliação da época era a migração para um novo modelo sem que houvesse uma valorização do clube seria muito prematura.
– Ninguém é contra a SAF, nós vamos seguir buscando valuation independente porque temos que fortalecer o JEC para que quando formos à mesa de negociação, o clube valha mais – afirmou em 2023, Darthanhan.
A expectativa agora é de que o processo seja reavaliado. Ao menos, é o que indicou Poleza na última semana ao afirmar que o Conselho debateria novamente os primeiros estudos.
– Tem que revisitar esse estudo, verificar uma data correta, então não dá para fazer no atropelo – explicou
Confira a convocação do Conselho da íntegra:
O Presidente do Conselho Deliberativo do Joinville Esporte Clube, usando das atribuições do Estatuto, em especial artigo 53, CONVOCA todos os Conselheiros do JEC , convidando ainda a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal , para reunião Extraordinária deste Conselho Deliberativo, com a seguinte ordem do dia:
1 – Cenário atual e preparação para a temporada 2025.
2 – Processo de criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e rediscussão do modelo aprovado;
2 – Palavra Livre.
Data: 28 de Outubro de 2024 (segunda-feira)
Local: Hall de entrada da Arena Joinville
Endereço: Rua Inácio Bastos, 1084, Bucarein, Joinville-SC
Horário: 18:00h em 1ª. convocação e 18:30h em 2ª. convocação
Joinville, 14 de outubro de 2024.
ALEXANDRE POLEZA
Presidente do Conselho Deliberativo
Da redação.