Nesta quarta-feira, dia 21, uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chega a Joinville para avaliar as instalações esportivas e a capacidade hoteleira da cidade.
Joinville foi confirmada como pré-candidata a sediar uma das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A data programada para a competição é de 26 a 30 de setembro.
Neste ano, os Jogos Escolares passarão por uma readequação. A etapa nacional da competição acontecerá em apenas uma cidade e reunirá as duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos).
As etapas classificatórias para as modalidades coletivas – basquete, handebol, futsal e voleibol – serão disputadas em três Regionais.
Além da avaliação das instalações esportivas e da capacidade hoteleira, os integrantes do COB manterão reuniões com o prefeito Udo Döhler, com a equipe da Sesporte e com o Convention Bureau, que apoia o pleito de Joinville.
A equipe do COB repassará maiores detalhes sobre o Caderno de Encargos, mas a Sesporte já sabe que a cidade-sede terá que se responsabilizar pela logística interna, estrutura administrativa para o COB e transporte interno para as delegações e arbitragem.
De acordo com o regulamento da competição, a etapa Regional 3 terá a participação de nove Estados – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Reunirá cerca de 2 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e jornalistas.
Três quesitos serão avaliados como importantes para a escolha da cidade, de acordo com o COB: vontade política, rede hoteleira compatível e locais adequados para as competições.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville