Organizada pela diretoria do Basquete Joinville, a 16ª Taça Joinville de Basquete começa hoje, com o lançamento do uniforme oficial do time joinvilense para a temporada e, logo em seguida, a abertura oficial no Centreventos Cau Hansen, a partir das 19 horas. A competição contará com participação de equipes de quatro estados brasileiros e de dois países na América Latina. O evento segue até o domingo, 9.
As equipes estarão divididas entre categorias, sendo que no masculino serão disputadas partidas do Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e com a novidade de 2023, o Sub-22. No feminino a competição terá o acréscimo de mais uma categoria, sendo Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
Programação
Em 2023 as disputas acontecem em quatro ginásios, com as partidas sendo disputadas em modo simultâneo. Os jogos começam nesta quinta-feira, 6, no Centreventos Cau Hansen, CT Ivo Varella, Abel Schulz e o na quadra do clube Ginástico.
Os jogos do feminino acontecem apenas no Ginástico e as disputas de todas as categorias do naipe encerram no sábado. Já no masculino, as partidas seguem até domingo, com as finais acontecendo no Centreventos Cau Hansen e as disputas de terceiro lugar no Abel Schulz.
Jogos e equipes confirmadas
A expectativa da organização é de que a competição receba durante os dias de disputa cerca de 500 atletas oriundos de quatro estados brasileiros e de dois países da América do Sul. Foram 103 jogos na edição passada e em 2023 estão programadas 121 confrontos.
A Academia de Basquet Dani Tala do Paraguai irá participar com atletas no masculino Sub-12, Sub-14 e Sub-16. De outro país vizinho, a Argentina, o Siglo Basquet terá equipes em quatro categorias do masculino: Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Além dos estrangeiros, a competição terá a participação de equipes tradicionais como o Botafogo (RJ). Em 2022 a equipe carioca participou da Taça Joinville e levou para casa o título de Campeão na categoria Sub-14 e de Vice-Campeão no Sub-18.
A competição tem chancela da Federacação Catarinense de Basquete (FCB) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Texto: Jota Amaral