Nesta sexta-feira, 20, inicia a competição mais importante do ano para o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com a maior delegação da sua história composta por 621 atletas (342 homens e 279 mulheres) o país vai em busca de dois grandes objetivos nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023: vagas olímpicas para Paris 2024 e a manutenção entre as três principais potências do continente no quadro de medalhas.
Entre os atletas, duas joinvilenses estarão presentes, ambas no salto em distância: Eliane Martins e Letícia Oro Melo. Durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo deste ano, Eliane, que começou a carreira defendendo a Associação Atlética Tupy, conquistou o ouro e Letícia ficou com o bronze na prova.
Esperança de medalha no Pan, Eliane e Letícia não foram bem no Mundial de Budapeste deste ano. Apesar de ter feito o melhor salto da temporada com 6.73m, Letícia ficou na última colocação na final, saltando para 6.12m. Eliane, por sua vez, saltou 6.38m e não passou da fase classificatória.
Considerando apenas o atletismo, o Brasil estará representado por 75 atletas (37 mulheres e 38 homens). As provas de rua serão em percursos montados na Explanada do Campo de Marte e as de campo e pista no Coliseo do Estádio Nacional Julio Martínez.
Os maratonistas seguem para Santiago nesta quinta-feira, 19, já que disputam a prova no primeiro dia de disputas, e os demais atletas em vários grupos, de forma escalonada, o último deles saindo do Brasil no dia 27 de outubro. Isto porque as provas do atletismo estão concentradas na segunda semana de competições, entre 29 de outubro e 4 de novembro.
Dessa vez, a transmissão para o Brasil será feita exclusivamente por plataformas streaming. O Canal Olímpico do Brasil e a Cazé TV terão quatro canais ao vivo. As transmissões, todas ao vivo e gratuitas, serão feitas de maneira simultânea na plataforma do Canal Olímpico e no Youtube do Time Brasil.
Da redação