A Confederação Brasileira de Basquete oficializou na noite desta segunda-feira, em reunião com os clubes, o cancelamento do Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto deste ano. A decisão foi pautada na dificuldade de realizar a competição preservando a saúde dos atletas, comissão técnica e demais envolvidos devido à pandemia do novo coronavírus.
⠀⠀
Representantes joinvilenses na disputa, Basquete Joinville e Blackstar se apresentaram compreensíveis com o momento, mas divergem com a ‘sentença’ da CBB.
O Basquete Joinville é totalmente favorável Segundo o diretor Kelvin Soares, a entidade esperou “até onde dava” e acertou em zelar pela segurança de todos e pela fórmula de disputa da competição.
– Achei prudente e acertada (a decisão). A CBB esperou o máximo que podia, mas chegou num momento, agora em julho, que o cenário piorou. Piorou em São Paulo, no Paraná, aqui em Santa Catarina. E que não daria hoje de pensar em retomar treino, por exemplo. Lá por 15 de agosto, talvez. Treinar 60 dias e começar dia 15 de outubro. Que competição seria essa? Fazer uma competição qualquer, de fazer por fazer, não acho adequado – disse.
Já o Blackstar acreditava na possibilidade de outra alternativa. De acordo com o presidente Rodrigo Lima, uma competição com fórmula de disputa menor, regionaliza, poderia ser adotada pela entidade.
– Entendemos que o momento é conturbado, mas lamentamos o cancelamento do campeonato porque afeta diretamente o planejamento, patrocinadores e jogadores. Assim como na Europa ou na NBA, um campeonato em um formato reduzido e regionalizado poderia ser ponderado – explicou.
O Campeonato Brasileiro estava programada para ser disputado entre 15 de março e 11 de junho. A competição foi suspensa por tempo indeterminado em 12 de março, por conta da pandemia de Covid-19. O campeão teria direito a pleitar uma vaga no NBB 2020/2021.
O Blackstar, porém, ainda sonha com a principal competição de basquete no país. “Mas para isso precisamos comprovar mais recursos em pouco tempo para ser aprovado pela entidade (LNB). Diretores do NBB devem vir a Joinville na primeira semana de agosto para conhecerem nossa estrutura e negociarmos”, finalizou Rodrigo.
– PRÓXIMOS PASSOS NA TEMPORADA
Basquete Joinville e Blackstar participam nesta semana de uma reunião com a Federação Catarinense de Basketball para debater o Campeonato Catarinense. A competição é prevista para ser disputada no segundo semestre do ano, com a participação da dupla joinvilense.
Texto: Thiago Borges