Foram definidas na tarde de ontem, em Congresso Técnico realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, as diretrizes do Campeonato Catarinense 2020. Com duas propostas em discussão, a mais votada – 8 clubes preferiram contra 2 – estabelece mudanças significativas para a próxima edição do Estadual, que terá turno único, mata-mata e apenas um time rebaixado.
Forma de disputa
Com 15 datas disponibilizadas pela CBF, diferente das 20 deste ano, o Estadual 2020 será disputado em quatro fases: a de classificação, quartas de final, semi e final.
Na primeira fase, todos os times se enfrentarão entre si em turno único (não mais em turno e returno, como nas última edições). Os oito melhores classificados avançam às quartas de final, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a semi e final. Já os dois últimos disputam, também em dois jogos, a permanência na Série A.
Primeira Fase
Os cinco primeiros colocados da atual edição do campeonato, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma e Marcílio Dias, terão a vantagem de mandar cinco jogos em casa na fase de classificação.
Joinville, Brusque, Tubarão, Juventus e Concórdia terão quatro jogos dentro de seus domínio. Será nesta etapa (primeira fase) que serão conhecidos os classificados à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. Os três melhores times, desconsiderando os que disputam as séries A, B e C, garantirão vaga na quarta divisão do futebol nacional em 2021.
Tabela de Jogos e Calendário
Até a sexta-feira, a FCF deve divulgar a tabela oficial com a ordem dos confrontos do campeonato, que terá início no dia 22 de janeiro e término em 26 de abril.
Cada clube poderá inscrever até 30 (trinta) atletas, além dos jogadores das categorias de base, que não tem limite.
Maior número de clubes a partir de 2021
Com o novo formato será alterado também número de clubes participantes na divisão de elite do Campeonato Catarinense. A partir de 2021, a competição contará com doze equipes na disputa, sendo que três subirão do Catarinense Série B de 2020. Assim, em 2022 o acesso e descenso entre as series A e B passa a ser novamente de dois clubes.
Texto: Thiago Borges
1 Comment