Mesmo campeão das duas principais competições da modalidade no país, o JEC/Krona Futsal precisará ser campeão da Supercopa para disputar a Taça Libertadores da América. Há muitos anos, as conquistas garantiriam o Tricolor na competição continental.
Porém, há duas temporadas, a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) criou a Supercopa – onde o campeão da Taça Brasil e o campeão da Liga disputavam quem ficaria com a vaga. Isso por conta de o país passar a ter somente uma vaga na Libertadores – antes eram duas. Mantendo o critério, o correto seria o Joinville estar assegurado na competição. Mas não é o que vai acontecer!
Já estava previsto que o JEC teria que enfrentar o Atlântico-RS (vice-campeão da Taça Brasil) ou o Assoeva-RS (vice-campeão da Liga) para ficar com a vaga. Imposição sem lógica, já que o JEC foi campeão em cima dessas equipes. Mas, pasmem, a situação ficou ainda pior!
Agora, a Supercopa será disputada entre quatro clubes: JEC/Krona (campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil), Atlântico-RS (vice da Taça Brasil), o Horizonte-CE (campeão da Copa do Brasil), e o Sorocaba (equipe que deve sediar o torneio). O sistema de disputa está fechado: serão duas semifinais e a final. E o campeão representará o país no torneio sul-americano. A CBFS ainda não divulgou a data dos confrontos, mas já está definido que a Supercopa será disputada em março.
Você já imaginou que o campeão das principais competições de futsal do Brasil pode não ir à Libertadores? Parece piada, mas não é!
Foto: Divulgação/JEC Futsal
Texto: Thiago Borges
1 Comment