O Basquete Joinville entra em quadra nesta terça, às 20h, em Franca (SP), com uma missão muito complicada: derrotar o Franca, líder do Novo Basquete Brasil (NBB). Só este resultado livrará os joinvilenses da última colocação do campeonato. Na verdade, além de vencer, o Joinville depende de uma derrota do Vasco, que entra em quadra no mesmo horário, em São Paulo, diante do Pinheiros.
Em 12 jogos como mandante no NBB, o Franca sofreu apenas uma derrota: na primeira rodada, diante do Botafogo. De lá para cá, passou por cima de todos os adversários e, em razão destas vitórias, lidera o campeonato.
A boa novidade para o Joinville é de que o técnico Helinho Garcia deverá promover um rodízio maior na equipe paulista, podendo dar mais tempo de quadra aos jovens jogadores que vêm compondo o time principal nessa temporada – como o Franca já garantiu a primeira colocação, poderá poupar algumas de suas peças. No entanto, todos os atletas estão à disposição do treinador, exceto o pivô Hettsheimeir.
No Joinville, o grupo será o mesmo que acabou derrotado no domingo, para o Bauru. Uma das novidades é a presença do pivô Jerônimo, que voltou a atuar na última rodada – jogou durante cinco minutos.
Se perder, não há confirmação de que o Joinville será rebaixado – embora termine a disputa na última colocação. Entenda melhor o caso aqui.
Texto: Elton Carvalho
Imagem: Divulgação, Basquete Bauru