O Basquete Feminino de Joinville trabalha para disputar as competições de 2023 desde o começo de fevereiro. Recentemente, o clube encerrou a parceria que tinha com o Joinville Esporte Clube e retomou a Associação Joinvilense de Basquete Feminino (AJBF) em parceria com a Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville.
Dentre os primeiros passos tomados nessa nova caminhada da equipe estão o retorno da AJBF para a Federação Catarinense de Basketball (FCB). A entidade também está se reintegrando ao Comitê Brasileiro de Clubes pensando na disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes Sub-17.
“A gente está treinando com as meninas desde o dia 1º de fevereiro. Agora, dia 1º de março (a equipe) deve estar completa porque chegam as meninas de fora. Estamos com a equipe bem renovada. O foco desse ano é começar uma renovação para que a gente possa retornar ao Brasileiro Sub-23 com uma equipe renovada daqui a alguns anos”, comenta o técnico da equipe Fabiano Borges.
Calendário
Tendo a renovação como palavra chave para a temporada, o Basquete Feminino de Joinville promoveu uma peneira em fevereiro que irá integrar quatro novas atletas ao projeto, Rafaela Omachi Ferreira e Ana Clara Dias Nascimento (nascidas em 2010) juntamente com Lethicia Galli e Juliana Cristina de Camargo (nascidas em 2009).
As recém chegadas se juntam a equipe que se prepara competições nas mais diversas categorias. Em 2023, o BFJ deverá entrar em quadra na Olesc, Joguinhos Abertos e Jogos Abertos, “mesmo com uma equipe jovem, bem jovem”, como ressalta Fabiano, além do Campeonato Brasileiro Sub-17 e das competições estaduais de base.
Para divulgar suas principais informações e manter contato com o torcedor joinvilense, o Basquete Feminino Joinville mantém perfis ativos nas redes sociais. Fabiano aproveita para fazer um convite: “ajudem na campanha de divulgação da nossa equipe. Curtam nosso Instagram”. O perfil da equipe na rede é @basquete_feminino_jlle.
Texto: Jota Amaral