O final de semana marcou a estreia das categorias de base do Joinville Esporte Clube no Campeonato Catarinense. Em três partidas, os jovens do Tricolor foram derrotados no Sub-20 no sábado (24) e venceram suas duas partidas no Sub-15 e Sub-17 disputadas no domingo (25).
Ainda no sábado, jogando em Florianópolis, o Sub-20 do JEC visitou o Avaí e foi derrotado pelo placar de 5 a 1. O gol do Tricolor foi marcado por Matheus Silvério. Já na manhã de domingo (25), no CT Vilson Florêncio, o JEC estreou pelas categorias sub-15 e 17 no estadual das respectivas categorias. As duas partidas foram diante do Nação.
Na categoria sub-15, o Tricolor venceu pelo placar de 3 a 1. Os gols foram marcados por Furtado (2) e Pablo. No sub-17, o JEC estava vencendo por 2 a 0. A partida terminou no início do segundo tempo por falta do número mínimo de jogadores em campo da equipe adversária. O resultado final vai para julgamento.
Mudanças no comando
O JEC se movimentou neste último mês e reformulou o departamento de base. O Tricolor contratou Lúcio Antônio Rodrigues, de 61 anos, para o cargo de coordenador das categorias de base. Com vasta experiência na formação de atletas, Lúcio comandou as categorias de base do Juventude em duas passagens, a mais recente no ano de 2019. Pelo Coritiba, também foi responsável pelas categorias de formação do clube.
Para a categoria Sub-20, Cristiano Bassoli, de 41 anos, será o comandante do time júnior. Nas duas últimas duas temporadas, atuou como auxiliar da equipe profissional do Altos do Piauí, na disputa do Campeonato Brasileiro de Série D e ascendeu a C, com o time nordestino. Na carreira, também trabalhou como observador no Paraná Clube, técnico de base no Diamante SC, e auxiliar técnico no Rio Branco/PR e 4 de Julho.
No Sub-17, a escolha caiu sobre Hugo Almeida, de 30 anos. Conhecido como o técnico mais jovem a ser campeão à frente de um time profissional aos 24 anos, o brasiliense conquistou a segunda divisão estadual pelo Capital FC. Na carreira, tem experiências em Portugal, na base do Sporting, Oriental, ADCEO e Sacavenense. No Brasil, seu último trabalho foi no Canaã, projeto sólido de base em que frequentemente revela atletas para grandes clubes do país. Em 2022, comandou o Brasil de Pelotas, após as experiências fora do país. Quem segue no clube é Serginho Braga, agora na categoria infantil, o Sub-15. Além de Serginho, Nardela também segue no projeto junto.
Da redação.