Três atletas de Joinville voltarão para a cidade neste sábado com a bagagem recheada de medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Universitárias, disputadas em São Paulo. Edenilson Floriani, Iohana Coelho e Adria Santos, que representaram a UniSociesc na competição, conquistaram sete medalhas de ouro e uma de prata. Em alguns casos, os atletas alcançaram as suas melhores marcas pessoais.
Edenilson Floriani já havia ganho na quinta-feira a medalha de ouro no arremesso de peso classe F42 — para atletas amputados ou com deficiência nos membros inferiores (relembre aqui). Na ocasião, alcançou a marca de 12,64m – a melhor de sua carreira.
Hoje, o paratleta faturou mais duas medalhas douradas: no lançamento de dardo e no lançamento de disco classe F42. No dardo, o estudante de Gestão Financeira fez o novo recorde brasileiro com a marca de 50,68m. No disco, o índice foi de 34,85m.
Iohana Coelho, que levou na quinta-feira o ouro no lançamento de dardo classe F41 (para atletas de baixa estatura), conseguiu nesta sexta o primeiro lugar no arremesso de peso (4,48m) e no lançamento de disco (11,88m) classe F41. O índice no disco foi o melhor da carreira da aluna de Educação Física.
Outra medalha de ouro veio com a experiente Adria Santos. A maior medalhista paralímpica feminina brasileira foi a mais rápida da prova dos 1.500m classe F11 — para atletas com deficiências visuais —, cruzando a linha de chegada com o tempo de 6min58s. No dia anterior, ela já havia levado a medalha de prata no arremesso de peso classe T11 com a marca de 5,81m.
Edição: Thiago Borges