Com apenas 17 anos, a joinvilense Helena Wenk foi eleita a melhor jogadora do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Sub-21. A competição foi disputada em Cajamarca, no Peru, e encerrou no último domingo (21) com o título da Seleção Brasileira.
Na final o Brasil venceu a Argentina por Argentina por 3 sets a 0 e terminou a competição sem perder um set sequer. A vitória também rendeu a classificação brasileira para o mudial que acontece em 2023.
Melhor jogadora
Helena começou sua carreira jogando na escolinha do Colégio Elias Moreira. Saindo da natação para as quadras, logo se destacou e foi chamada para integrar a equipe da Associação Vôlei Joinville (Avojoi), representando a cidade. Hoje, a joinvilense é atleta do Flamengo, onde chegou para fazer parte da base. Em maio deste ano, assinou contrato com o Sesc para a disputa da Superliga A, principal competição do vôlei no país.
No Sul-Americano – primeira competição de Helena com o uniforme da Seleção – foi premiada como a melhor jogadora (MVP), anotando 15 pontos na final e aparecendo como uma das melhores ponteiras de toda a disputa.
Confira a seleção do Sul-Americano Sub-21
Central 1 – Juliana Gandra (brasileira)
Central 2 – Gênesis Rodrigues (colombiana)
Levantadora – Maria Clara Carvalhes (brasileira)
Oposto – Alondra Villanueva (peruana)
Ponta 1 – Milena Margaria (argentina)
Ponta 2 – Helena Wenk (brasileira)
Libero – Victoria Caballero (argentina)
MVP – Helena Wenk (brasileira)
Texto: Jota Amaral