Connect with us

Vôlei

Atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, joinvilense Helena Wenk fará cirurgia para corrigir cardiopatia

Foto: FIVB/Divulgação

Ponteira do Sesc/Flamengo e da Seleção Brasileira de Vôlei Sub21, a joinvilense Helena Wenk terá que passar por uma cirurgia por conta de uma cardiopatia congênita. O problema foi detectado após a realização de exames de rotina na atleta de 18 anos. No próximo dia 20, quarta-feira, ela fará um procedimento para corrigir o problema.

Helena tem uma Comunicação Interatrial do tipo Ostium Secundum, uma cardiopatia congênita considerada frequente pelos médicos mas que requer atenção. Por isso, a jogadora passará por um procedimento terapêutico percutâneo, ou seja, a inserção de um catéter que vai até o local e libera uma prótese, fechando a lesão. Estes procedimentos são realizados com cortes muito pequenos – ou mesmo sem cortes – e sob anestesia local, na maioria dos casos.

– Estou muito tranquila em relação à cirurgia. É algo que eu sabia que teria que ser feito e o Sesc-Flamengo está me dando todo suporte. Não quis abrir mão desse mundial com a minha seleção, então me propus a fazer agora, em setembro. Vou me cuidar muito, fazer tudo que estiver a meu alcance para o mais breve possível já estar 100% e à disposição da comissão – disse Helena.

O clube projeta uma recuperação rápida, acreditando que ela esteja apta para voltar às quadras ainda no primeiro turno da Superliga Feminina, que começa dia 13 de outubro.

Revelada pela Avojoi, Helena se diz tranquila com relação ao procedimento. (Foto: FIVB/Divulgação)

Revelação joinvilense

Depois de iniciar jogando nas quadras do Colégio Elias Moreira, Helena passou a integrar a equipe da Associação Vôlei de Joinville (Avojoi), conquistando títulos e ganhando projeção no cenário estadual e nacional. Por conta das boas atuações e pela presença constante em treinos com as seleções de base, ela chegou ao Sesc/Flamengo para atuar na base e, em maio de 2022, assinou contrato com o clube carioca.

Na equipe carioca, Helena foi convocada para o Sul-Americano Vôlei Sub-21 em agosto do ano passado. Na competição, primeira com o uniforme da Seleção, ela foi premiada como a melhor jogadora (MVP), anotando 15 pontos na final e aparecendo como uma das melhores ponteiras de toda a disputa.

Este ano, no Mundial de Vôlei do México Sub-21, realizado no mês de agosto, Helena foi um dos destaques da Seleção Brasileira na conquista da medalha de bronze, vencendo o Japão com 15 pontos dela, sendo 10 de ataques e cinco de bloqueio.

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Vôlei