Duas décadas após sua inauguração, o estádio municipal de Joinville passa a ser oficialmente chamado de Arena Joinville. A mudança foi consolidada nesta segunda-feira, com a publicação da lei que denomina o espaço, após aprovação de um projeto enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores.
Apesar de o nome Arena Joinville ser amplamente utilizado desde antes mesmo do início das obras, e já aparecer em decretos e leis desde 2013, a oficialização nunca havia ocorrido. Agora, a nova legislação surge em um momento estratégico, marcado pela preparação da concessão do complexo esportivo.
A Prefeitura de Joinville já deu o primeiro passo para o futuro do estádio, selecionando um consórcio responsável por elaborar estudos de modelagem da concessão. Entre as possibilidades analisadas, estão a construção de um novo estádio ou a ampliação do atual, que deverá ser reformado em até três anos.
Leia mais: Apenas uma empresa segue interessada criação de modelo de concessão para a Arena Joinville
O edital para os estudos também prevê a exploração de atividades econômicas complementares que possam transformar a Arena em um centro multiuso. Entre as propostas a serem avaliadas, estão a instalação de um shopping center, hotel, bares, restaurantes, salas comerciais, além de espaço para jogos esportivos de diferentes modalidades, eventos turísticos e culturais.
20 anos de história e ainda não concluída
A Arena, que foi inspirada em arenas europeias, já previa que a sua utilização para além do futebol, incluindo shows, eventos e diversas formas de exploração comercial. A utilização de salas comerciais, por exemplo, jamais aconteceu. A única exceção é JEC Store, instalada no estádio para vender camisas e souvenirs do clube. Parte das obras inicialmente previstas, também não foram concluídas.
Em 2004 uma das ampliações projetadas era a cobertura de todo o estádio. Seriam necessários mais de R$ 20 milhões, pelo menos, para a conclusão, nunca realizada. A Areninha, um ginásio localizado ao lado da Arena também não saiu do papel.
Porém, a expectativa é de que o estádio siga rendendo boas memórias ao torcedor do JEC. Reeleito em 2024 para mais quatro anos de mandato na frente do clube, o presidente do Tricolor, Darthanhan Oliveira, afirmou recentemente que há interesse do Joinville de se tornar administrador da Arena. Enquanto a concessão não é aberta, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Sesporte) segue fazendo a gestão do estádio. O JEC, por sua vez, tem a autorização de uso da Arena Joinville até 2029.
Da redação.