Connect with us

JEC

Arena Joinville: 20 anos como palco de grandes conquistas

Foto: JEC/Divulgação

Foi no dia 25 de setembro de 2004, em um amistoso entre Joinville Masters e a Seleção Brasileira de Masters que a Arena Joinville foi inaugurada. De lá para cá, o Tricolor atuou em mais de 450 partidas, conquistando 249 vitórias. Completando 20 nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, o estádio ainda foi palco de grandes conquistas do JEC, incluindo acessos e títulos nacionais.

Na sua melhor participação em uma competição nacional em toda história com 73% de aproveitamento, o Joinville comemorou o título da Série C do Campeonato Brasileiro dentro da Arena. No maior público que o estádio já recebeu, 19.631 torcedores viram o JEC vencer o CRB por 4 a 0 e levantar a taça da competição.

Alguns anos depois, em 2014, um novo capítulo na história da Arena foi escrito pelo Tricolor. Depois da vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, que garantiu o acesso à principal divisão nacional, o JEC comemorou diante do seu torcedor na rodada seguinte. Mais de 17 mil torcedores estiveram no estádio para ver o Joinville vencer a Ponte Preta por 3 a 1 e vibrar junto com o time que conquistaria seu segundo título nacional naquele ano.

Depois de anos sem receber grandes públicos, em 2024 o torcedor voltou a encher a Arena na partida contra o Avaí, válida pelas quartas de final do Campeonato Catarinense. Com 16.699 torcedores presentes, o número passou a ser o sétimo maior público da história do estádio. Foi em 2024 também que o clube marcou seu retorno ao futebol nacional após três anos sem divisão, garantindo a classificação para a Série D de 2025.

Projetos futuros

Em meio a estudos para uma futura concessão à iniciativa privada, a Arena, que fora inspirada em arenas europeias, previa que a sua utilização para além do futebol, incluindo shows, eventos e diversas formas de exploração comercial. A utilização de salas comerciais, por exemplo, jamais aconteceu. A única exceção é JEC Store, instalada no estádio para vender camisas e souvenirs do clube.

Parte das obras inicialmente previstas, também não foram concluídas. Em 2004 uma das ampliações projetadas era a cobertura de todo o estádio. Seriam necessários mais de R$ 20 milhões, pelo menos, para a conclusão, nunca realizada. A Areninha, um ginásio localizado ao lado da Arena também não saiu do papel.

Porém, a expectativa é de que o estádio siga rendendo boas memórias ao torcedor do JEC. Reeleito recentemente para mais quatro anos de mandato na frente do clube, o presidente do Tricolor, Darthanhan Oliveira, afirmou em entrevista à NDTV que há interesse do Joinville de se tornar administrador da Arena.

– Hoje nós apenas jogamos aqui, o que é muito pouco, convenhamos que é muito pouco. Se pensamos em um JEC forte, um JEC entre os 20 times do futebol brasileiro, a Arena tem que fazer parte dessa atmosfera. O clube se contentou muito tempo em jogar sem pagar aluguel, o que é muito pouco, é pensar pequeno. Essa Arena aqui pode ser fruto de receitas importantes e de impacto que hoje o Joinville não tem, mas precisa. A partir daí teremos investimentos necessários para o JEC subir – disse Darthanhan.

Segundo Oliveira, não haverá disputa para comandar o espaço, uma vez que o clube já apresentou um projeto ao Poder Público para administrar o estádio.

– O Joinville não vai entrar em disputa alguma, o Joinville vai mostrar que é capaz de gerir a Arena com investidores e ao mostrar que somos capazes, o caminho natural é que a gente consiga isso – esclareceu.

Enquanto a concessão não é aberta, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Sesporte) segue fazendo a gestão do estádio. O JEC, por sua vez, tem a autorização de uso da Arena Joinville até 2029.

Da redação.

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC