O lateral-direito Edson Ratinho não faz mais parte do elenco do Joinville. Com o time eliminado na Série D, o jogador solicitou rescisão contratual e já não enfrenta o Marcílio Dias, neste sábado (9), pela Copa Santa Catarina. A saída do até então capitão do time foi comunicada pelo clube na manhã desta sexta-feira.
Aos 35 anos, Edson Ratinho estava em sua terceira passagem pelo JEC, onde foi campeão brasileiro da Série B em 2014, além das recentes Copa Santa Catarina 2020 e Recopa Catarinense 2021.
– Defender o Joinville foi emocionante demais. Consegui escrever meu nome na história do clube nessas três passagens, mesmo em momentos distintos. É até difícil encontrar palavras, mas acho que a que define é a gratidão. Por todos os momentos vividos aqui no clube, tenho gratidão a todos, principalmente ao torcedor – afirmou o atleta, por meio da assessoria de imprensa do clube.
Ratinho chegou pela primeira vez a Joinville em 2014, emprestado pelo Mogi Mirim, e foi peça fundamental para a tão desejada volta do time à primeira divisão nacional. Após o título, retornou ao time paulista e desembarcou em definitivo no CT Vilsôn Florêncio no último trimestre de 2015, para tentar ajudar o time a permanecer na Série A. A queda foi confirmada. E ele ficou até o vice-campeonato catarinense de 2016, por não ter o contrato renovado.
A última passagem teve início na temporada passada. Contratado para ser uma das lideranças do elenco no processo de reestruturação do clube, Edson Ratinho, mais experiente, chegou durante do Campeonato Catarinense de 2020 e permanecer até agora o fim da linha para o JEC no Campeonato Brasileiro da Série D. Com a eliminação, o clube está sem divisão para a 2022.
Ao todo, Ratinho disputou 115 partidas e marcou seis gols com a camisa tricolor.
Texto: Thiago Borges