O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira, 11, a convocação de 147 atletas de nove modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. A convocação de toda a delegação brasileira tem sido realizada em três partes. Nesta segunda lista aparecem os nomes de Edenilson Floriani e de seu técnico Eliandro Braz, da equipe do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE). A primeira convocação aconteceu no último dia 25 de junho e os nomes restantes serão do tênis em cadeira de rodas a serem anunciados no próximo dia 18 de julho.
Ao todo, foram anunciados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 convocados no total. Com isso, somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020.
– Edenilson Floriani, reconhecido por seus resultados em âmbito nacional e internacional, juntamente com o apoio e expertise de seu técnico Eliandro Braz Lucio, prometem representar o Brasil com excelência e inspirar a todos com seu desempenho em Paris. Estamos confiantes de que Edenilson Floriani e Eliandro Braz Lucio serão dignos representantes do espírito esportivo brasileiro em Paris 2024, celebrando não apenas suas conquistas pessoais, mas também inspirando uma nova geração de atletas para alcançar seus sonhos – publicou o CEPE nas suas redes sociais.
Será a segunda participação de Edenilson Floriani em Paralimpíadas. O paratleta esteve nos jogos de Tóquio 2020. De lá para cá, o joinvilense acumulou bons resultados. Ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze no arremesso de peso no Mundial Paris 2023. Antes já havia conquistado o ouro no lançamento de dardo e arremesso de peso no Aberto da Colômbia 2018.
Da redação.