Roselene Fenske, professora de desenvolvimento de sistema no SESI/SENAI de Joinville, vai participar da Maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo. A corrida de 42,195 km será disputada na próxima segunda-feira, dia 15, entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.
A professora, que corre há 10 anos, conseguiu índice de 3h48min depois de disputar a Maratona Internacional de Florianópolis. Para sua categoria e faixa de idade, o índice mínimo para Boston é de 3h55min. Além das maratonas internacionais de Florianópolis e de Curitiba, Roselene já participou da maratona do Chile. É a primeira vez que corre a prova de Boston. “É a realização de um sonho”, revela.
Para estar nesta prova, a maratonista começou a treinar há três meses, com o treinador Juliano Pereira, que também vai correr a maratona.
– Será um desafio, porque treinamos nos meses mais quentes de Joinville e lá devemos ter temperaturas entre 5 e 10º. Eu gosto de correr em dias mais frios e com chuva – assinala.
A preparação, além dos treinos, inclui alimentação, boas noites de sono e planejamento de cada etapa da prova.
– O atleta profissional ou amador precisa ser disciplinado, estar bem psicologicamente para lidar com as pressões externas, tanto da família como de amigos. Treino perdido não se recupera – alerta.
A disciplina usada para correr, Roselene leva para a sala de aula.
– Acredito que é um diferencial e um exemplo que motiva os estudantes a buscarem seus objetivos. Parados não chegamos a lugar nenhum – garante.
A Maratona de Boston é a mais antiga sem interrupção do mundo, corrida pela primeira vez em 1897 e integrante da “World Marathon Majors”, sendo uma das seis integrantes ao lado de Londres, New York, Chicago, Berlim e Tóquio.
Da redação.