A joinvilense Eliane Martins, de 37 anos, garantiu a medalha de prata na prova do salto em distância dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta segunda-feira, 30, em prova disputada no Estádio Nacional. Atualmente atleta do Pinheiros (SP), Eliane saltou 6,49m para garantir o pódio mas precisou abandonar a prova na última tentativa em função de fortes câimbras.
Campeã brasileira no Troféu Brasil Interclubes de Atletismo de 2023, em Cuiabá, em julho, no Mato Grosso, Eliane tem muita experiência, representando o Brasil em dezenas de competições internacionais.
– Estou muito feliz com a medalha em meu último Pan-Americano da carreira. Só tenho de agradecer a todos que me apoiaram. Meu objetivo era marcar o primeiro salto, fazer um salto seguro. E daí entrei na prova, mas depois vieram as dores – câimbras muito fotes -, que me impossibilitaram de saltar. Só fui administrando, se alguém passasse ia tentar saltar – comentou Eliane.
A atleta treinada pelo casal Nélio Moura e Tania Fernandes na equipe paulista, ainda tem planos. Eliane não pretende parar agora e quer mais na carreira.
– Embora seja o meu último Pan eu quero a Olimpíada. Treinei muito para fazer um salto muito bom e isso me ajudaria a carimbar o passaporte para Paris-2024 – ressaltou.
A colombiana Natália Carolina Linares ficou com a medalha de ouro, com 6,66m, enquanto a norte-americana Tiffany Flynn ficou em terceiro lugar com 6,40m. A outra joinvilense na disputa, Letícia Oro Melo, atleta da Corville e medalha de bronze no Mundial do Oregon, terminou em sexto lugar, com 6,19m. Letícia também precisou abandonar a prova antes do fim por conta de contusão.
Da redação