Nesta segunda-feira, 3, o Joinville Esporte Clube apresentou o seu novo técnico para a sequência da temporada, Fabinho Santos. Velho conhecido da torcida Tricolor, Fabinho chega com seu auxiliar William Fabro que irão formar a comissão técnica juntamente com os demais profissionais do clube.
Em sua terceira passagem pelo clube, Fabinho terá um importante desafio: alinhar as dificuldades financeiras comuns a um clube em meio a uma Recuperação Judicial e utilizar peças da base para formar um time competitivo. Aliado nessa missão, Luciano Fidêncio passará a atuar como Coordernador Técnico, tendo a função de integrar todos os departamentos do clube.
Em seu primeiro recado, o treinador foi enfático ao dizer que o torcedor Tricolor “está cansado de expectativa”, reconheceu que o momento atual requer “humildade e reconstrução” e que em pouco tempo o clube voltará a ser campeão.
– A gente precisa agora, de fato, e o torcedor tem consciência disso, de humildade. Reconhecer o momento que nós estamos e, a partir daí, se construir algo. Quer ser campeão? Nós estamos em um time que nasceu campeão. Como vir para um time que nasceu campeão e não criar uma expectativa de que vai ser campeão? Eu não tenho dúvida que em um tempo curto, a médio prazo, a gente vai ser campeão, porque tem uma torcida campeã – comentou Fabinho.
O técnico, acostumado a utilizar jogadores da base, sabe que terá um grande desafio pela frente, mas relembrando sua própria carreira, que segundo ele mesmo afirmou “pautada em muito esforço, encarar desafios e querer dar o melhor”, vai continuar atuando desta forma no clube.
– É isso que vou continuar fazendo, dar o meu melhor, extrair o melhor dos nossos atletas. Através das experiências que eu vivi, poder conversar com eles sobre isso. Por isso que, quando eu venho para o Joinville eu considero muito o nosso torcedor. Porque eu tive lá dentro e vi a força que o torcedor traz pra gente. E eu quero que esses meninos da base entendam isso, o que é jogar no Joinville Esporte Clube. O que nós vamos conseguir o tempo dirá. Mas que vai ter um treinador e uma equipe aqui (comissão técnica) competente para tirar o melhor do atleta, porque ali dentro do campo a gente dá o nosso melhor e extrai o melhor do atleta. Disso eu não tenho dúvida e por isso eu fui contratado – enfatizou o técnico.
Formação do elenco
O novo coordenador técnico, Luciano Fidêncio, quando questionado sobre a formação do elenco, deixou claro que os jogadores do Sub-20 terão o maior percentual no total do grupo que disputará a Copa Santa Catarina. A princípio seriam entre 10 e 12 jogadores, mas a chegada de Fabinho mudou o panorama.
– Nós tínhamos a ideia de usar aproximadamente entre 10 e 12, o Fabinho deixou bem claro aqui que quer olhar todo mundo. É o jeito do Fabinho trabalhar, porque ele consegue enxergar, muitas vezes, coisas que nós não enxergamos e ele como treinador consegue potencializar esses atletas – explicou Luciano.
Além dos atletas que estão emprestados e devem retornar ao clube, caso de Lucas Douglas, Glauco e Alexandre, por exemplo, a comissão técnica busca entre oito ou novo contratações, podendo chegar até dez. “Que venham dentro do perfil que estamos traçando para a Copa Santa Catarina”, pontuou Luciano.
A primeira competição
A primeira disputa que Fabinho terá como treinador do JEC será a Copa Santa Catarina. A competição terá início em setembro e deve finalizar em novembro. Serão dez equipes disputando o certame sendo que na primeira fase os clubes se enfrentam entre si em turno único e os quatro melhores avançam à semifinal, em confronto olímpico. Os confrontos da semifinal e da final serão de ida e volta. Em caso de resultados iguais, haverá disputa de pênaltis.
Texto: Jota Amaral