Criada em 2020, a Liga de Voleibol Amador (LIVAM) de Joinville reúne os amantes da modalidade na região de Joinville. São mais de 650 pessoas envolvidas entre entre organização, arbitragem, atletas e comissões técnicas. Em 2023 a LIVAM tem 30 equipes masculinas e femininas inscritas na disputa.
– Essa ideia surgiu da necessidade de organizar torneios e competições para esse público amador e para que isso fosse possível, criamos uma comissão que é responsável pela organização e controle das equipes participantes. Além de uma equipe de arbitragem que foi capacitada para realizar os jogos – revela William Lara Machado, presidente da LIVAM.
Assistente técnico de Pedro Uehara, o Peu, no Joinville Vôlei, William comanda a entidade e tem o desafio de estar na frente da organização das competições em 2023. Ao todo, estão previstos 207 jogos entre as 30 equipes, divididas em seis categorias: Iniciante, Bronze, Prata e Ouro (feminino); Aberto e Prata (masculino).
Mais do que uma competição, a liga tem outros objetivos que vão desde a confraternização ao aumento da qualidade de vida dos participantes.
– Através desta liga é possível organizar competições nos nipes feminino e masculino, proporcionando integração entre os atletas, momentos de diversão entre amigos, prática de atividades que beneficiam a saúde dos participantes e melhore a qualidade de vida das pessoas – diz William.
Como funciona
Ao todo a LIVAM terá sete rodadas classificatórias, sempre aos finais de semana. A primeira delas foi disputada entre os dias 1 e 2 de abril, no ginásio Abel Schulz e no CT Ivo Varella. Em maio acontecem outras duas rodadas nos dias 6 e 7 e depois nos dias 27 e 28, ambas no CT Ivo Varella. A competição segue até as finais, previstas para a acontecer em setembro, nos dias 16 e 17.
Saiba quem são as equipes participantes abaixo:
Feminino – Categoria Ouro/Prata: AABB Joinville, Arte Nossa, Volarte, Golden Fire, Uninvôlei, Bonja Araquari, Vôlei CSA e Sou + Vôlei.
Feminino – Categoria Bronze/Iniciante: AABB Join Friends, Quarta + Voleibol, Estelares, Guaratuba, Manas Voleibol, Adv Garuva/Refrex, Univôlei Evolução, Mancha Rosa, União Feminina Voleibol e AMABA Esportes.
Masculino – Categoria Ouro/Prata: Brotherhood, Mannerriege, Uninvolei A, Arte Nossa, Volarte, Avojoi/Sesporte/Mantac, Uninvolei B, Vôlei Guara, Uninvolei C, Campeã Vôlei Master, Mannerriege Viasan e Guaratuba.
O projeto da LIVAM para 2023 prevê premiação com medalhas e troféus para as equipes vencedoras das categorias, além de medalhas para a seleção e destaques da competição.
Texto: Jota Amaral