Connect with us

JEC

“Nós entramos no ano com risco de falência”, afirma Darthanhan na apresentação da chapa Sou JEC

Foto: Divulgação/Chapa Sou JEC

Liderada pelo ex-presidente do Conselho Deliberativo do JEC, Darthanhan de Oliveira, a chapa Sou JEC – até o momento a única inscrita para concorrer nas eleições do clube – apresentou seu Plano de Gestão para o Biênio 2023-2024 na última quinta (19) para um auditório lotado no Balcony.

Com 35 páginas o projeto da chapa traz sete tópicos norteadores que vão desde a apresentação do organograma até alguns “mantras” que se pretende adotar na gestão do clube.

Risco de Falência

Logo na abertura da apresentação, o candidato a presidência Darthanhan de Oliveira fez uma análise sobre a situação atual do Joinville e afirmou que “a fase que nós vivemos é terrível”. “Nós não temos elenco, não temos calendário nacional ano que vem – pelo segundo ano consecutivo – e nós temos uma RJ (recuperação judicial) prestes a ser acertada com os credores a partir do terceiro ou quarto mês do ano. São todos ingredientes que fazer que a gente chegue a conclusão, e não é o Darthanhan que está dizendo é todo mundo que está envolvido neste organismo JEC, que é o pior momento do Joinville institucional e risco, pela primeira vez na história, de falência do clube”, afirmou.

“Nós entramos no ano com risco de falência se não fizermos o que tem que ser feito nesse processo. Então esse é o problema de todos nós aqui. De quem estiver na executiva, quem estiver nos conselhos. A torcida entender que nosso clube está em risco. Vamos ver o que a gente pode fazer para mitigar esse risco e sair dele mais forte”, ressaltou em seguida.

Composição diretiva

Com o lema respeito e protagonismo, a Sou JEC terá na sua composição como presidente Darthanhan de Oliveira, Derian Campos na vice-presidência e, Geraldo Campestrini no cargo de CEO (chief executive officer ou diretor executivo). Além dos três serão mais 10 diretorias: administrativa e RH, jurídica, marketing e vendas, comunicação, financeira, expansão, patrimônio e estrutura, social, inovação e futebol.

“Aqui tem dez diretorias que nós vamos contar. Nós já temos seis definidos”, revelou Darthanhan. Para os outros cargos ainda não preenchidos, Oliveira afirmou que deverá definir nas próximas duas semanas.

Confira abaixo a composição das diretorias até o momento (com uma atualização na estrutura confirmada pela reportagem do EJ na tarde desta sexta):

Administrativa e RH: em aberto
Jurídica: Dr. Tiago Beltrame
Marketing e Vendas: em aberto
Comunicação: em aberto
Financeiro: Alexandre Tomelin
Expansão: Douglas Gonçalvez
Patrimônio e Estrutura: Jonathan Cidral
Social: Alexsander Vicenzi
Inovação: em aberto
Futebol: em aberto
Diretor Médico: Dr. Cristiano Menegazzo

Membros da Chapa Sou JEC na apresentação do projeto para 2023-2024. (Foto: Divulgação)

Críticas ao modelo

No decorrer da apresentação Oliveira teceu diversas críticas ao atual modelo de gestão do clube. “Eu não estou citando ‘o cara lá é amador’, esse modelo é amador. O Joinville tem um modelo instituição, tocando o clube, muito parecido com os anos 90 ainda”, comentou.

Segundo a apresentação da chapa, diversos fatores levaram o clube ao momento atual. Além do amadorismo, o documento cita a má gestão no futebol, diretores abnegados, crise de gestão, eliminações vergonhosas, rebaixamentos e ausência de calendário. “Esqueçam quem está hoje, quem passou. Hoje é o resultado final do pior vexame institucional. Nós estamos sem calendário nacional por dois anos seguidos e em recuperação judicial sem um plano pré-estabelecido para seu cumprimento, colocando a instituição em real risco de falência”, comentou Darthanhan.

Plataforma em três pilares

“Nós acreditamos, da Chapa Sou JEC, em três pilares como plataforma de gestão e eles são complementares. Eles estão dentro de uma órbita e um vai levando o sucesso a outro se trabalhar bem feito”, comentou o candidato a presidência do clube.

Os três pilares citados tratam do engajamento comunitário, performance administrativa e de negócios e performance esportiva. Dentre os projetos elencados nestes três pilares estão a reaproximação do torcedor, o protagonismo da marca JEC na região, criação de um departamento de inteligência comercial, a abertura de novos mercados, parcerias com grandes clubes do Brasil, entre outros.

No que diz respeito a futebol, Darthanhan diz que não há outro caminho a não ser firmar parcerias. “Não tem outro caminho agora pro JEC, na nossa visão, do que ter parcerias com grandes clubes. Nós precisamos ter parcerias com grandes clubes para montar o elenco para ontem”, comentou.

Organograma

O projeto de gestão da chapa apresenta um organograma para a administração do clube com a previsão de pelo menos três gestores nas áreas de marketing, administrativa financeira e no futebol. Para cada uma dessas áreas devem ser alocados profissionais contratados pelo clube que farão a coordenação das suas respectivas áreas.

Ao exemplificar a área de marketing na apresentação, o candidato deixou claro que a plataforma é corresponde ao ideal, mas não deverá assumir o clube com essa estrutura funcionando. “Ah, Darthanhan, vai ter tudo isso aí na outra segunda-feira? Óbvio que não. Mas se pensa no modelo para o quanto antes chegar nessa estrutura”, frisou.

Dia a dia do clube

Para a gestão diária do clube, a chapa definiu o que ela chama de pilares de transformação. “São áreas que nós vamos chegar e já vamos atacar”, afirmou Darthanhan. Segundo o candidato, serão a prioridade: a aproximação e parceria com grandes clubes do Brasil, criação de consulados nas 26 cidades da região norte, JEC nos bairros, criação de um grupo gestor independente, utilizar a Arena Joinville para fomentar negócios, reestruturação das categorias de base, retomada do projeto da SAF e a revisão e acompanhamento do processo de recuperação judicial.

Agora a chapa Sou JEC aguarda o andamento do calendário eleitoral. Até o dia 28 podem se inscrever outras chapas para a disputa. Caso isso não ocorra a última resolução determinou que a única chapa concorrente seja eleita por aclamação no dia 31 e no mesmo dia já ocorra a posse da nova gestão.

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC