Duas das maiores escolas do futsal mundial se colocaram frente a frente neste domingo (15). Pela final da Copa Mundo do Futsal, brasileiros e espanhóis fizeram grande jogo na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá (PR), mas um primeiro tempo nervoso deu aos azul-grená a vantagem. No final, Barcelona (ESP) campeão com 3 a 2 sobre o JEC/Krona Futsal.
A primeira etapa foi o fiel da balança na partida. Com dificuldades para entender o jogo do Barcelona, a equipe joinvilense fazia muitas faltas e demonstrava muito nervosismo. Por outro lado a equipe espanhola aproveitava as oportunidades que apareciam. No final do tempo o placar de 3 a 0 indicava favortismo do Barcelona para a sequência da partida.
Porém, o intervalo deu aos garotos do tricolor a oportunidade de entender os erros, corrigir e voltar com uma postura totalmente diferente para a segunda etapa. Mais intensos e menos vulneráveis na defesa, o JEC/Krona conseguia imprimir seu ritmo ao jogo e aos poucos empilhava chances de fazer o gol. Até que chegou ao primeiro após chute de Andrei a bola desviou no marcador e o goleiro espanhol não conseguiu fazer a defesa.
A partida se encaminhava para o final e o técnico Vandré da Costa sabia que precisaria usar de todas as armas possíveis para buscar o resultado. A saída era tentar pressionar o adversário até que surgissem espaços para a finalização. E após rápida troca de passes, Kaiki, que estava como goleiro linha, novamente a bola desviou no marcou e morreu nas redes do Barcelona. Era o 3 a 2 para incendiar o jogo.
A torcida tricolor que foi acompanhar a partida com mais de três ônibus aumentou o volume do grito dentro do ginásio. Porém, dentro da quadra, o JEC/Krona enfrentava uma equipe muito bem postada defensivamente e tinha dificuldades de achar brechas para o chute. A medida que o tempo passava a ansiedade em definir aumentava. Mas as opções ficaram escassas. Faltando um segundo para acabar a última tentativa tricolor foi na cabeçada de João Silveira, que passou por cima do gol adversário e sacramentou o resultado.
A derrota não apaga os méritos das duas execelentes campanhas do JEC/Krona que foi campeão da etapa nacional da competição e fica com o vice-campeonato na etapa mundial. Desde o começo da jornada foram 13 jogos, sendo 11 vitórias, um empate e uma derrota.
Prêmios individuais
Além do vice-campeonato, o JEC/Krona Futsal também recebeu um prêmio por atuações individuais. Com o melhor ataque da competição, o tricolor também emplacou o artilheiro, Igor Costa.
Texto: Jota Amaral