No último dia 7 de dezembro foi disputado, em São Paulo, a Brasil Rugby League. E as atletas de Joinville fizeram bonito na competição. Jogando pelo Remendadas, três atletas da cidade conquistaram o título do naipe feminino da competição nacional.
Eduarda da Silveira, Mariana Santos e Talita Amancio foram as jogadoras de Joinville que conquistaram o título pelo Remendadas. Eduarda, a Duda, foi a primeira a ser convidada. Graças a um dos atletas do Uruatu Rgby Clube, de São José dos Pinhais. “Ele me viu em um joguinho e me falou sobre o campeonato, se eu não havia interesse. Logo me interessei comecei a treinar com eles e com as meninas aqui em Joinville”, contou a atleta.
Duda então convidou Mariana, colega de Joinville Rugby Clube, que aceitou o convite e aprovou a oportunidade encarar uma competição nacional. “O campeonato foi muito bom. Pude conhecer meninas de outros times e ter uma nova visão sobre os jogos, pois estava acostumada a jogar só o Catarinense com as meninas do meu time. Foi muito positivo e gratificante poder participar desse campeonato”, explicou Mariana.
Já Talita inicialmente ia apenas acompanhar a competição, mas acabou sendo convidada à jogar porque faltavam atletas no elenco do Remendadas. “Participar da competição foi muito bom, jogamos em união e obtivemos o título, mas para mim o mais importante foi observar a evolução de atletas que já jogavam comigo no Joinville Rugby”, afirmou a jogadora.
Para Duda, o título teve um sabor especial, já que teve as companheis de Joinville ao lado. “Conquistar esse título invictas foi algo que me deixa sem palavras até hoje. É como um sonho sendo realizado. Apesar de todas as dificuldades, apesar de todo mundo se conhecendo ali no campo, nós jogamos e demos o sangue como uma família. Ter as meninas do Joinville no meu apoio foi simplesmente perfeito e poder erguer essa taça com elas marcou minha história. Com certeza também devo muito agradecer as meninas do Remendadas por me abraçar nesse time” afirmou.
Na campanha do título, o Remendadas venceu o São Lourenço por 16 a 4, passou pelo Rio Warriors por 18 a 4 e encerrou batendo o Urutau por 16 a 0.
Texto: Vitor Forcellini