Neste sábado, dia 21 de setembro, Joinville será sede do 2º Festival Paralímpico. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade foi uma das 70 escolhidas para sediar o evento, devido a sua importância no cenário paradesportivo. O festival é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 de setembro.
A partir da 9 horas, cerca de 150 crianças dos 8 aos 17 anos vão se reunir no Centreventos Cau Hansen para experimentação do esporte adaptado. Serão oferecidas as modalidades de bocha paralímpica, tênis de mesa e vôlei sentado. Os participantes serão divididos em três grupos. Cada grupo fará um rodízio pelas modalidades oferecidas a cada 30 minutos, para que possam ter contato com todas as atividades. Cada participante receberá uma camiseta e, após a prática esportiva, vai degustar um lanche oferecido pelo CPB. A programação será encerrada às 11 horas.
As modalidades serão praticadas de forma lúdica, com auxílio de materiais diferenciados, que permitirão o acesso de todas as crianças. Os mecanismos que serão utilizados foram desenvolvidos por técnicos da Sesporte. O monitoramento das atividades fica por conta dos acadêmicos do Ielusc e Univille e um grupo de 15 voluntárias da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joinville, além dos técnicos da Sesporte.
Segundo Rosicler Ravache, coordenadora do paradesporto da Sesporte, a intenção é atingir crianças e adolescentes que ainda não têm contato com a prática de esportes e mostrar as possibilidades, não apenas às pessoas com deficiência, mas também aos pais e responsáveis.
– Dessa forma o processo de inclusão começa a se tornar cada vez mais natural e a pessoa com deficiência terá as oportunidades cada vez mais asseguradas – destaca Rosicler.
O festival acontece simultaneamente em 70 cidades do país. A data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989, que visa homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência. Atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade em nível de desporto paralímpico, com atletas que são referências internacionais. No ano passado, o evento foi realizado em 48 cidades brasileiras, quando cerca de sete mil, crianças e adolescentes participaram das atividades.
Vagas disponíveis
Podem participar crianças com necessidades especiais, alunas da rede escolar de Joinville, que tenham dos 8 aos 17 anos de idade. A participação é confirmada por meio de inscrição prévia, que deve ser feita pelo link, ou por meio do telefone 3433-1160 até o dia 20 de setembro, com o limite de 150 participantes. Até o momento, 110 crianças já foram inscritas. Para este ano, as escolas da Região Norte e do bairro Vila Nova foram convidadas a inscrever seus alunos. Em 2018, o convite foi estendido às escolas da região sul.