Chegou ao fim a série de 14 derrotas consecutivas do Basquete Joinville. Na noite desta segunda-feira, numa partida emocionante, os joinvilenses venceram o São José por três pontos de diferença (87 a 84) e respiraram na briga contra o rebaixamento no Novo Basquete Brasil (NBB). Com o resultado, o Joinville igualou o número de pontos do Vasco na competição e só está atrás nos critérios de desempate.
O cestinha do jogo foi o norte-americano Anton Cook, com 26 pontos. Quem também se destacou foi o pivô Mathias, segundo maior pontuador do Joinville (16), que também buscou 14 rebotes. O duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos) fez dele o jogador mais eficiente em quadra.
No entanto, as atenções foram voltadas para Cook, que fez a cesta decisiva, a sete segundos do fim. Naquele momento, o jogo estava empatado por 84 a 84. A bola de três do ala/armador definiu a vitória joinvilense. Agora, a equipe terá de suar para buscar vitórias improváveis nas três rodadas finais.
Na sexta-feira, às 19h, no Centreventos, o Joinville vai enfrentar o poderoso Paulistano, atual campeão e quinto colocado na classificação por pontos. Nos dias 24 e 26 os duelos serão no interior paulista diante de Bauru (12º) e Franca (2º), respectivamente.
O jogo
A exemplo de muitos jogos nesta edição do NBB, o Basquete Joinville mostrou força no primeiro quarto, mas repetiu irregularidades no segundo e (principalmente) no terceiro quarto da partida. No primeiro, cinco bolas de três deram fôlego aos donos da casa nos arremessos de Starks (três acertos), Mathias (uma) e Cook (uma). O bom desempenho nos lances de dois pontos (60%) também foi decisivo para o 29 a 24 nos dez minutos iniciais.
No segundo período, nenhum dos sete arremessos em bolas de três do Joinville caiu. No outro lado, foi a vez do São José conseguir 60% de aproveitamento nas bolas de dois. Com 18 pontos, os paulistas venceram o período com seis de vantagem e terminaram o primeiro tempo com vantagem mínima: 42 a 41.
No terceiro quarto, a já conhecida queda de rendimento joinvilense quase custou o resultado. Eficiente nos lances livres (6/9) e nas bolas de dois (5/11), o São José aproveitou o fraco desempenho dos donos da casa para ampliar a diferença para oito pontos. No Joinville, houve dificuldade para arremessar – apenas seis bolas de dois pontos. Como a bola de três caiu apenas uma vez, o time viu os paulistas ganharem por 22 a 15 e irem ao último quarto com 64 a 56.
O último e decisivo período mostrou um Joinville com um a mão quente. Nas bolas de dois, foram sete acertos em dez arremessos. Na linha de três, mais cinco em nove tentativas. Com 12 rebotes e diminuindo o índice de acerto dos visitantes, o Joinville chegou a 31 a 20. Destes 31 pontos, 14 foram de Cook e outros 14 da dupla Mathias e Felipe Vezaro – sete cada um. Com a última bola de Cook caindo e decidindo o jogo, o Centreventos finalmente teve momentos de festa, que não aconteciam desde novembro do ano passado.
Texto: Elton Carvalho
Imagem: Divulgação, Basquete Joinville