Após a conquista da 14ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, o Parajasc, a delegação da Secretaria de Esportes de Joinville fez um balanço sobre a participação no evento estadual. Esta foi o sexto título da cidade nos últimos oito anos, marcando uma soberania na disputa contra os outros 46 municípios.
Coordenadora de Paradesporto na Sesporte, Rosicler Ravache atribui a conquista ao empenho de todos os atletas e técnicos, mas, também ao incentivo recebido para a contratação de outros três professores para a equipe técnica. Segundo ela, os técnicos em deficiência física, intelectual e visual desenvolveram trabalhos mais individualizados, abrindo o leque de trabalho e motivando os resultados.
“Tenho muito orgulho de trabalhar com esta equipe que é unida, com um prestando apoio ao outro, com dedicação”, conta Rosicler. Para ela, não foi vencedor apenas quem recebeu medalha. “Cada ponto foi importante. Inclusive, em deficiência física, ganhamos apenas pela diferença de 2 pontos. É importante que o paratleta saiba que é a somatória de todos que fez esta grande conquista”, destaca.
Ao todo, a competição reuniu cerca de 1,7 mil paratletas, a partir de 14 anos. A delegação de Joinville foi composta por 237 atletas, 12 técnicos, 25 integrantes da equipe de apoio, além de 8 soldados do 62o Batalhão de Infantaria. Este foi o terceiro ano dos soldados na delegação. “Eles ajudam os atletas nas situações de locomoção e uso de cadeiras de roda, liberando a equipe técnica para cuidar de suas funções com tranquilidade. Portanto, os soldados também se tornaram fundamentais na nossa delegação,” completa Rosicler.
* Com informações de Diego Rosa
Texto: Gabriel Fronzi
Foto: Heron Queiróz