O técnico Vinícius Európio retornou nesta quinta-feira (18) as suas atividades normais no Joinville, após ficar 20 dias afastado se recuperando de complicações da Covid-19. Porém, além das lesões próprias da doença, o treinador descobriu, através de exames pedidos pelo departamento médico do clube, um tumor no rim esquerdo e terá que passar por cirurgia para retirada do órgão.
O procedimento está programado para daqui 20 dias, quando o técnico estiver plenamente recuperado de uma lesão no pulmão provocada pelo coronavírus.
– Dá pra dizer que graças aos exames em decorrência da Covid que descobrimos o tumor. Vinícius foi diagnosticado com lesão tumoral no rim esquerdo contida no próprio rim. Somente após a extração e análise do órgão saberemos dizer se é um tumor benigno ou maligno. Pelo aspecto da lesão, temos uma grande possibilidade que ele consiga ter uma resolução do problema e ficar curado – explica Dr. Cristiano Menegazzo, diretor médico do JEC.
O procedimento cirúrgico será realizada na Unimed pelo urologista Ernesto Reggio, que já vem acompanhando Eutrópio nos exames recentes. Na ocasião, será extraído todo o rim esquerdo do técnico, que está 70% comprometido. A retirada de somente um dos rins não deve gerar outras complicações ao treinador, que comemorou a descoberta precoce.
– Estou muito feliz por retornar e muito feliz, por incrível que pareça, por ter contraído o coronavírus. Ele descobriu pra mim um probleminha que agora eu vou poder tratar e equacionar da melhor maneira possível. Serão 20 dias trabalhando com o time, seguindo as recomendações médicas, mas depois é preparar para a cirurgia e retornar o mais breve possível – disse o treinador.
Após passar pela intervenção operatória, Vinícius ficará afastado por mais três semanas para plena recuperação.
Texto: Thiago Borges
Pingback: Invicto na temporada, JEC recebe o Concórdia neste sábado, em Brusque, pelo Estadual – Esporte Joinville