A proposta apresentada no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Arena Joinville não atingiu o índice mínimo de 70% exigido no edital para a continuidade do processo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) pela Prefeitura de Joinville no Diário Oficial do Município, encerrando mais uma tentativa de definir o futuro do principal centro poliesportivo da cidade.
O PMI, lançado para atrair estudos sobre a requalificação e concessão da Arena, previa modelagens nas áreas de engenharia, arquitetura, economia e finanças, além de aspectos jurídicos para modernização, gestão e manutenção do estádio. Entretanto, apenas um grupo apresentou proposta, que foi considerada insatisfatória pela comissão técnica formada pela Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) e Secretaria de Esportes (Sesporte).
A análise apontou que a maior parte dos estudos, como os de arquitetura e engenharia, não cumpriu os critérios estabelecidos no Termo de Referência do edital. Com isso, o índice necessário para a aprovação foi comprometido, inviabilizando a continuidade do processo.
Histórico do processo
O Chamamento Público, iniciado em abril do ano passado, inicialmente atraiu duas empresas interessadas. Contudo, em junho, a Arena Assessoria de Projetos Ltda. desistiu, deixando o grupo Nova Arena como único concorrente. Composto por quatro empresas especializadas, o consórcio recebeu prazo de 120 dias para apresentar os estudos, mas as expectativas não foram atendidas.
O edital previa que os estudos poderiam ser parcialmente aproveitados e que o grupo responsável poderia receber até R$ 2,27 milhões como ressarcimento pelos levantamentos realizados. Agora, com o resultado desfavorável, as secretarias envolvidas avaliam novos caminhos para viabilizar o projeto.
Próximos passos
Embora o processo tenha sido encerrado, a Prefeitura segue buscando alternativas para a criação de um modelo de concessão para a Arena. Enquanto isso, a gestão do espaço segue sob responsabilidade da Sesporte, que administra atividades esportivas, culturais e recreativas no local.
A Arena Joinville, inaugurada em 2004, é um dos maiores equipamentos esportivos do estado de Santa Catarina e já foi palco de importantes competições e eventos. A necessidade de modernização do espaço tem sido amplamente debatida, mas os entraves burocráticos e técnicos continuam adiando sua revitalização.
Da redação.