Os atletas paralímpicos do atletismo, basquetebol em cadeira de rodas e da natação representaram Joinville na 12ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). A competição aconteceu entre os dias 11 e 13, em Itajaí, com a organização pela Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte).
O último dia de competição da 12ª edição teve destaque para a disputa pelo título de basquete em cadeira de rodas entre os atletas de Joinville e Florianópolis. Campeão por Joinville, Rafael da Silva Alves, aluno da Escola Maria Amim Ghanem Berezosky comemorou a conquista.
– Foi uma grande experiência para nós que nunca havíamos disputado um jogo assim. Além da vitória levaremos dos Parajesc muitas amizades – disse Rafael.
A cidade de Joinville foi representada por atletas do Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (CEPE), Escolinha de Esportes Paralímpicos (CEPINHO) mantida pela Sesporte. A equipe obteve excelentes resultados, conquistando um total de 51 medalhas. No Atletismo foram 14 ouros, duas pratas e dois bronzes. A Natação, os atletas conquistaram 26 ouros, cinco pratas e um bronze, e a equipe do Basquetebol em cadeira de rodas ficou com o ouro.
Os Parajesc contaram com a participação de 400 atletas de 11 a 18 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralimpica, tênis de mesa e natação nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV). Os resultados obtidos durante as disputas valem vaga para as Paralímpiadas Escolares Etapa Regional evento que ocorre em São Paulo, organizado pelo Comite Paralímpico Brasileiro (CPB).
Texto: Jota Amaral