A Manchester Catarinense terá ao menos uma representante nas Olímpiadas de Tóquio, que começa no próximo dia 23 de julho. Em lista divulgada na última quinta-feira, pela Confederação Brasileira de Atletismo, a joinvilense Eliane Martins foi convocada para a equipe brasileira da modalidade que vai à principal competição esportivo da mundo.
Natural de Joinville, onde iniciou a carreira, mas desde os 18 anos treinando no tradicional clube Pinheiros (SP), Eliane competirá no salto em distância – prova a qual é especialista.
Com viagem marcada para o Japão, a joinvilense disputará os Jogos Olímpicos pela segunda vez. A primeira experiência foi no Rio do Janeiro, em 2016, mas sentiu câimbras e deixou a prova em uma cadeira de rodas, terminando a competição em 23º lugar, sem avançar à final.
Aos 35 anos, Eliane tem no currículo vários títulos nacionais e sul-americanos da base ao profissional. Recentemente, a saltadora sagrou-se campeã brasileira, terminando a competição como melhor atleta do torneio, e foi vice sul-americana, atrás de outra joinvilense, Letícia Ouro Melo.
A prova de qualificação do salto em distância das Olimpíadas deste ano está marcada para o dia 29, quando Eliane buscará vaga para a final. A definição das medalhas acontece em 2 de agosto.
Outra atleta que tem história em Joinville convocada foi Simone Ponte Ferraz, para a disputa dos 3.000 metros com barreiras. Aos 31 anos, a corredora, natural de Ponte Serrada (SC), já representou a equipe joinvilense (Corville) em Jogos Abertos e outras competições. Atualmente, Simone é da Associação Prática de Atletismo, de Jaraguá do Sul.
Texto: Thiago Borges