Connect with us

Atletismo

Joinvilense comemora vice-campeonato brasileiro e índice para competições internacionais: “Realizada”

Foto: Divulgação

A joinvilense Lays Cristina Rodrigues Silva, do atletismo, vive um momento especial na carreira. Aos 16 anos, a jovem conquistou sua primeira medalha nacional e índices para as primeiras competições internacionais.

Mesmo mais nova que as principais concorrentes, Lays sagrou-se vice-campeã brasileira sub-20 nos 100 metros com barreiras, no último fim de semana, em Bragança Paulista-SP (veja abaixo). E, com o tempo de 14 segundos e 7 milésimos, garantiu classificação para o Campeonato Mundial Sub-20, que será disputado em Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto.

Líder do ranking nacional sub-18, a joinvilense de 16 anos também tem vaga assegurada para o Sul-Americano Sub-18 e Sub-20.

– É o meu melhor momento na carreira. Fruto de muito trabalho, muito treino. Estou realizada, mas querendo mais. Já estou pensando nos treinos pra conseguir baixar o meu tempo – comemorou Lays.

Com a marca atingida no Brasileiro Sub-20, onde a barreira é um pouco mais alta que na categoria inferior, Lays passou a ocupar ainda o 4º lugar no ranking mundial sub-18. Ela está atrás apenas da croata Klara Koscak (13:58), da americana Tairah Johnson (13:77) e da italiana Celeste Polzonetti (13:86).

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Joinvilense do bairro Vila Nova, Lays começou a praticar atletismo em 2016, aos 11 anos. Após dois, três anos treinando pentatlo, é que veio a mudança que a faz hoje uma grande promessa. O olhar clínico do seu treinador, Alceu Cavalett, foi o ponto de partida para ela ser hoje uma das principais atletas no país em sua categoria.

– Eu vi que ela tinha mais condições de fazer provas de barreira e salto em distância. Então a gente começou a especialização. Foram cinco anos, leva tempo pra gente fazer um campeão, e agora estamos colhendo os resultados.

– A projeção para o futuro dela é ótima. Está começando ainda e já fazendo resultado em nível mundial. É uma menina dedicada. Começou a treinar no dia 3 de janeiro, não teve férias. Acho que no futuro, pelo talento natural, dedicação, apoio do família, vai ter condições de chegar no adulto em nível olímpico, que é o sonho de todo atleta: chegar a uma Olimpíadas – visa Alceu.

Lays e o técnico Alceu Cavalett no último fim de semana em Bragança Paulista-SP – Foto: Arquivo Pessoal

Além da medalha de prata nos 100 metros com barreiras, Lays ajudou a equipe joinvilense (Corville) a faturar o terceiro lugar no revezamento 4 x 100m do Brasileiro Sub-20, junto com Letícia Lucindo Dell Agnolo (16 anos), Barbara Stefani Valle (14) e Mariana de Oliveira Muller (18).

A próxima competição em que a atleta estará nas pistas será o Troféu Brasil ou Sul-Americano, em junho. A confirmação depende da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que está revisando o calendário nacional.

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Atletismo


Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402