Connect with us

Atletismo

Joinvilense bate recorde mundial do lançamento de dardo paralímpico

Joinville tem um recordista mundial. Aos 29 anos, Edenilson Floriani, atleta do Cepe e Time UniSociesc, alcançou a melhor marca do lançamento de dardo paralímpico classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores) ao atingir a marca de 56,56m no Campeonato Brasileiro de Atletismo, realizado no fim de semana passado, em São Paulo. O índice comprova a boa fase de Edenilson, que já havia conquistado o recorde das Américas na segunda etapa do Circuito Loterias Caixa – com 50,12m.

Edenilson só não levou a medalha de ouro da disputa porque no lançamento de dardo há junção das classes F42 e F44. E o vencedor fez 56,77m – índice ótimo para classe F44, mas insuficiente para o recorde da classe, que está na casa dos 65m. Em razão também desta junção das classes (F42/43/44/61/62/63/64), o aluno de Gestão Financeira da UniSociesc precisa melhorar ainda mais a marca para alcançar o índice necessário para as Paralimpíadas de Tóquio 2020 – 62,15m.

– Estou muito feliz e realizado com essa marca, mas tenho que evoluir muito para o meu objetivo, que é conquistar o índice para as Paralimpíadas do ano que vem – destacou.

Além deste resultado, Edenilson conquistou a terceira colocação no arremesso de peso e no lançamento de disco. O atleta do Cepe/Sesporte vive agora a expectativa de ser convocado para a disputa do Mundial de Dubai, em novembro. Ele tem o índice B e aguarda os critérios de convocação, que serão divulgados nesta semana.

Ainda no Campeonato Brasileiro de Atletismo, a também joinvilense Iohana Coelho levou a medalha de bronze no arremesso de peso classe F41.

Edição: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Mais em Atletismo