O Joinville disputará a Copa Santa Catarina deste ano com um único objetivo: Garantir a vaga para a Copa do Brasil 2019 e embolsar os R$ 500 mil de participação no torneio nacional. Entretanto, assim como na atual temporada, o JEC poderá garantir a vaga no campeonato por meio do ranking.
Em 2018, o JEC conseguiu a vaga na Copa do Brasil com a quarta vaga entre as 10 ofertadas pelo ranking, com 4.805 pontos. Em 2019, o Tricolor terá apenas 3.653 pontos, que seriam insuficientes para participação na atual temporada. (veja no quadro abaixo)
Porém, entre os concorrentes desta temporada, o primeiro da lista é o São Paulo, que não conquistou a vaga por meio do Campeonato Paulista e não conquistará pelo título da Libertadores ou Copa do Brasil. Com isso, o Coelho precisa torcer para o time paulista ir bem no Brasileirão, terminando nas primeiras colocações, para garantir a vaga direta nas oitavas de final e liberar uma das vagas ao ranking.
Se não conquistar a vaga por ranqueamento, o Joinville precisará vencer a Copa Santa Catarina deste ano. Desde 2018, a Copa do Brasil é a principal competição com prêmios por desempenho no futebol brasileiro. Se classificado, o JEC estará no Pote 3 e receberá outros valores conforme o acesso às fases seguintes.
Texto: Gabriel Fronzi
Foto: Divulgação