O Joinville anunciou na noite deste domingo, 25, o retorno de Fabinho Santos para o comando técnico da equipe. O treinador de 49 anos chega com o auxiliar Willian Fabro para disputa da Copa Santa Catarina, que acontece a partir do setembro. É a terceira passagem de Fabinho pelo JEC.
Nos bastidores o retorno de Fabinho era dado como certo, conforme publicou o Esporte Joinville uma semana atrás. Conforme a matéria do EJ, um dos aspectos importantes para a volta do treinador seria o fato de trabalhar com jovens atletas no elenco. No fim da noite deste domingo, o presidente do clube, Darthanhan Oliveira, ressaltou outros pontos.
– A escolha pelo técnico Fabinho Santos reúne quatro pontos primordiais: seu trabalho de campo, integração base-profissional, gestão de pessoas e identificação com o clube. Esses atributos, com toda certeza, serão primordiais para termos sucesso junto aos novos processos do clube – comentou.
Em suas passagens pelo clube Fabinho teve sob o seu comando jogadores como Breno Lopes, Janderson e Chrystian Barletta e Dalberson jovens atletas que seguiram suas carreiras fora do JEC em clubes da Série A, Série B e Série C do Campeonato Brasileiro, incluindo passagens pelo exterior.
Fabinho treinou as categorias de base do Joinville de 2013 até 2016. No último ano, pelo sub-20, chegou com Tricolor à semifinal da Copa do Brasil da categoria. Pela equipe profissional, em 2017, levou o Coelho para a fase mais longeva da Copa do Brasil na história do clube. Em 2020, via classificação ao mata-mata do estadual, classificou o Joinville para a Série D do próximo ano.
Durante este semana, Fabinho e Fabro se unem aos demais profissionais do departamento de futebol na montagem do elenco para a Copa Santa Catarina. Na próxima semana, dia 3, o novo treinador do Tricolor concederá entrevista coletiva e será apresentado oficialmente.
Texto: Jota Amaral