- Por Thiago Borges
A Copa Outubro Rosa agitou o futebol feminino no último domingo (8), na Miquelute Sport Society, em Joinville. O campeonato, que tem o intuito de promover a prática da modalidade entre as mulheres e a conscientização para o câncer de mama, teve a participação de 19 times de sete cidades da região – Joinville, Araquari, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Penha, Barra Velha e Guaramirim. Ao todo, 400 pessoas estavam envolvidas diretamente na competição, entre jogadoras e comissões técnicas, com 46 jogos disputados em 10 horas e 45 minutos – das 8h às 18h45.
Este ano, a Copa chegou a sua quinta edição e, segundo o organizador José Laércio de Jesus Ferreira, o evento vem ganhando força em envolvimento dos clubes, atletas e torcida.
Foi a melhor edição, com certeza, porque o campeonato envolveu cerca de duas mil pessoas durante todo o dia. Muitas famílias passaram pelo local para acompanhar e torcer por seus parentes, avalia.
- Classificação
1º lugar – Geração Joinville
2º lugar – Entre Amigas Araquari
3º lugar – Garotas Joinville
4º Lugar – Liberty Joinville
- Prevenção ao câncer de mama
Além de promover o espírito competitivo, a integração e promover a modalidade na cidade, a Copa tem o intuito de conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama. Por isso, durante todo o domingo havia duas barracas com especialistas explicando como fazer o exame de toque e aferindo a pressão das mulheres.
- A Copa
Na sua quinta edição, a Copa foi idealizada pelo técnico do Audax – time feminino de futebol amador – e sua esposa. O clube joinvilense participou das duas primeiras edições do campeonato, mas, por conta de reclamações das outras equipes, deixou de competir.
Fomos campões nos dois primeiros anos. E ouvimos, na época, algumas pessoas que chegaram até a gente e reclamaram que nosso time era muito forte. Por conta disso, deixamos de participar, mas foi o Audax que iniciou isso tudo, relatou José Laércio de Jesus Ferreira.
Apesar de optar por não participar da Copa Outubro Rosa, o Audax segue suas competições na cidade e região. Em Joinville, já conquistou todos os campeonatos possíveis.
Confira abaixo a reportagem de Raphael Cordeiro.
3 Comments